Foi um presentão antecipado de aniversário. O paulista Raphael Abbate, da Hot Car Competições (Bardahl), largou da 25ª posição para cruzar a linha de chegada em nono na corrida principal da oitava etapa da Stock Car, realizada neste domingo (dia 25), em Londrina (PR). O piloto, que completa 25 anos nesta segunda-feira (26), comemorou o resultado, que lhe rendeu 15 pontos no campeonato.
A alegria do time do chefe Amadeu Rodrigues só não foi completa na pista paranaense, porque o companheiro Felipe Lapenna – que partiu para a estratégia de focar na segunda prova da rodada – terminou em 19º na primeira corrida e acabou sendo tocado na segunda bateria, quando já estava entre os 10 primeiros.
Os vencedores da rodada foram Felipe Fraga, que segue na liderança da temporada, e Rubens Barrichello, que está em segundo no campeonato. No dia 16 de outubro, a Stock Car volta ao Paraná para a etapa em Curitiba.
Com o nono lugar na primeira prova, Abbate largou de segundo na bateria final (o grid é invertido para os 10 primeiros). O piloto, no entanto, acabou “espremido” na largada e perdeu posições. Mas vinha buscando chegar nos pontos, apostando na redução de consumo de combustível com a entrada do safety car, mas no final o carro começou a apresentar falhas.
“Desde o começo, a nossa estratégia era colocar um carro na primeira corrida e outro na segunda. Nossa tática deu certo, eu fiz uma ótima largada. Recuperei muitas posições, mantive um ritmo muito forte, alcancei o pelotão e levamos a ‘Flecha Dourada’ à nona posição, o que nos deu a segunda colocação na largada para a segunda bateria. Infelizmente, na prova final acabou o combustível, tentamos contar com a sorte do safety car para trazer mais pontos, mas não deu. Estou muito feliz pelo resultado, agora vamos para Curitiba”, declarou o paulista do “dourado” Stock #26.
Já Lapenna lamentou os toques sofridos na segunda prova. Na corrida 1, o piloto largou em 19º e optou por parar e reabastecer, apostando suas fichas na prova final. Finalizou em 19º e marcou três pontos. Outro fator que dificultou a performance do paulista do Stock #110 foi o rendimento do motor.
“Foram duas coisas: uma que meu motor estava com problema desde a primeira corrida. Eu sentia dificuldade em acompanhar o pelotão da frente. Outra que eu acabei sendo prejudicado na segunda corrida com um toque nessa largada meio doida. Me acertaram na traseira, eu bati na frente, acabou caindo meu extrator e o carro ficou perigoso de guiar. Eu não conseguia parar na pista e o motor não estava ajudando. Foi uma pena. Corremos para a segunda, já estava entre os primeiros, mas vamos para a próxima”, avaliou Lapenna.
O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, também fez uma análise da etapa. “O Rapha realmente fez a primeira corrida perfeita, uma largada fantástica, um ritmo muito bom, bem próximo da melhor volta da corrida. Foi um ótimo trabalho. Na segunda, na largada, ele se envolveu com um toque e a gente já tinha a estratégia de fazer o maior número de pontos na primeira corrida. O objetivo foi alcançado, ele está de parabéns. O carro está perfeito, inteiro e isso é muito importante”, disse.
“Infelizmente, o Lapenna tomou um toque na corrida 2 e a parte de trás do carro saiu. Como é a parte que cuida de toda a aerodinâmica, o carro ficou instável e, como optamos por fazer a segunda corrida, na batida perdemos as duas. Mas na primeira ele ainda conseguiu três pontos, chegando em 19º. Está bom, vamos avaliar como um bom trabalho”, finalizou Rodrigues.
Os resultados em Londrina:
Corrida 1
1-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 36 voltas em 46min18s116 (média de 142,5km/h)
2-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 1s995
3-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 2s824
4-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 3s604
5-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 15s511
6-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 18s953
7-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 22s119
😎 70 Diego Nunes (União Química Racing) – a 23s609
9-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 34s083
10-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 40s006
11-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 41s092
12-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 41s763
13-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 52s238
14-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 53s733
15-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 55s096
16-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – 1min06s063
17-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 1min07s185
18-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 1min12s126
19-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 1 volta
20-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 1 volta
21-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 2 voltas
22-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 3 voltas
23-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 9 voltas
NÃO COMPLETARAM
24-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 12 voltas
25-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 23 voltas
26-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 28 voltas
27-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 30 voltas
28-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 31 voltas
29-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 35 voltas
Corrida 2
1-) 111 Rubens Barrichello Full Time Sports – 22 voltas em 31min33s899 (média de 127,7 km/h)
2-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1s762
3-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 2s192
4-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 2s693
5-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 2s797
6-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 3s187
7-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 4s779
😎 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 5s066
9-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 7s566
10-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 9s702
11-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 9s778
12-) 70 Diego Nunes (União Química Racing) – a 10s143
13-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – a 10s814
14-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 11s471
15-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 11s639
16-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 11s673
17-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – a 12s544
18-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 5 voltas
NÃO COMPLETARAM
19-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 8 voltas
20-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 9 voltas
21-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 10 voltas
22-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 12 voltas
23-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 14 voltas
24-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 14 voltas
25-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 15 voltas
26-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 17 voltas
27-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 20 voltas
28-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 21 voltas
29-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 20 voltas (excluído)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas
Classificação do campeonato, após oito etapas:
1-) Felipe Fraga – 195
2-) Rubens Barrichello – 157
3-) Valdeno Brito – 147
4-) Marcos Gomes – 136
5-) Diego Nunes – 135
6-) Cacá Bueno – 127
7-) Cacá Bueno – 122
😎 Daniel Serra – 118
9-) Allam Khodair – 112
10-) Vitor Genz – 110
22-) Raphael Abbate – 50
27-) Felipe Lapenna – 39

Foi um presentão antecipado de aniversário. O paulista Raphael Abbate, da Hot Car Competições (Bardahl), largou da 25ª posição para cruzar a linha de chegada em nono na corrida principal da oitava etapa da Stock Car, realizada neste domingo (dia 25), em Londrina (PR). O piloto, que completa 25 anos nesta segunda-feira (26), comemorou o resultado, que lhe rendeu 15 pontos no campeonato.

 

A alegria do time do chefe Amadeu Rodrigues só não foi completa na pista paranaense, porque o companheiro Felipe Lapenna – que partiu para a estratégia de focar na segunda prova da rodada – terminou em 19º na primeira corrida e acabou sendo tocado na segunda bateria, quando já estava entre os 10 primeiros.

 

Os vencedores da rodada foram Felipe Fraga, que segue na liderança da temporada, e Rubens Barrichello, que está em segundo no campeonato. No dia 16 de outubro, a Stock Car volta ao Paraná para a etapa em Curitiba.

 

Com o nono lugar na primeira prova, Abbate largou de segundo na bateria final (o grid é invertido para os 10 primeiros). O piloto, no entanto, acabou “espremido” na largada e perdeu posições. Mas vinha buscando chegar nos pontos, apostando na redução de consumo de combustível com a entrada do safety car, mas no final o carro começou a apresentar falhas.

 

“Desde o começo, a nossa estratégia era colocar um carro na primeira corrida e outro na segunda. Nossa tática deu certo, eu fiz uma ótima largada. Recuperei muitas posições, mantive um ritmo muito forte, alcancei o pelotão e levamos a ‘Flecha Dourada’ à nona posição, o que nos deu a segunda colocação na largada para a segunda bateria. Infelizmente, na prova final acabou o combustível, tentamos contar com a sorte do safety car para trazer mais pontos, mas não deu. Estou muito feliz pelo resultado, agora vamos para Curitiba”, declarou o paulista do “dourado” Stock #26.

 

Já Lapenna lamentou os toques sofridos na segunda prova. Na corrida 1, o piloto largou em 19º e optou por parar e reabastecer, apostando suas fichas na prova final. Finalizou em 19º e marcou três pontos. Outro fator que dificultou a performance do paulista do Stock #110 foi o rendimento do motor.

 

“Foram duas coisas: uma que meu motor estava com problema desde a primeira corrida. Eu sentia dificuldade em acompanhar o pelotão da frente. Outra que eu acabei sendo prejudicado na segunda corrida com um toque nessa largada meio doida. Me acertaram na traseira, eu bati na frente, acabou caindo meu extrator e o carro ficou perigoso de guiar. Eu não conseguia parar na pista e o motor não estava ajudando. Foi uma pena. Corremos para a segunda, já estava entre os primeiros, mas vamos para a próxima”, avaliou Lapenna.

 

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, também fez uma análise da etapa. “O Rapha realmente fez a primeira corrida perfeita, uma largada fantástica, um ritmo muito bom, bem próximo da melhor volta da corrida. Foi um ótimo trabalho. Na segunda, na largada, ele se envolveu com um toque e a gente já tinha a estratégia de fazer o maior número de pontos na primeira corrida. O objetivo foi alcançado, ele está de parabéns. O carro está perfeito, inteiro e isso é muito importante”, disse.

 

“Infelizmente, o Lapenna tomou um toque na corrida 2 e a parte de trás do carro saiu. Como é a parte que cuida de toda a aerodinâmica, o carro ficou instável e, como optamos por fazer a segunda corrida, na batida perdemos as duas. Mas na primeira ele ainda conseguiu três pontos, chegando em 19º. Está bom, vamos avaliar como um bom trabalho”, finalizou Rodrigues.

 

Os resultados em Londrina:

 

Corrida 1

1-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 36 voltas em 46min18s116 (média de 142,5km/h)

2-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 1s995

3-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 2s824

4-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 3s604

5-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 15s511

6-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 18s953

7-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 22s119

😎 70 Diego Nunes (União Química Racing) – a 23s609

9-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 34s083

10-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 40s006

11-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 41s092

12-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 41s763

13-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 52s238

14-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 53s733

15-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 55s096

16-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – 1min06s063

17-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 1min07s185

18-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 1min12s126

19-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 1 volta

20-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 1 volta

21-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 2 voltas

22-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 3 voltas

23-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 9 voltas

NÃO COMPLETARAM

24-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 12 voltas

25-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 23 voltas

26-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 28 voltas

27-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 30 voltas

28-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 31 voltas

29-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 35 voltas

 

Corrida 2

1-) 111 Rubens Barrichello Full Time Sports – 22 voltas em 31min33s899 (média de 127,7 km/h)

2-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1s762

3-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 2s192

4-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 2s693

5-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 2s797

6-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 3s187

7-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 4s779

😎 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 5s066

9-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 7s566

10-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 9s702

11-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 9s778

12-) 70 Diego Nunes (União Química Racing) – a 10s143

13-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – a 10s814

14-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 11s471

15-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 11s639

16-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 11s673

17-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – a 12s544

18-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 5 voltas

NÃO COMPLETARAM

19-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 8 voltas

20-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 9 voltas

21-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 10 voltas

22-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 12 voltas

23-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 14 voltas

24-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 14 voltas

25-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 15 voltas

26-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 17 voltas

27-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 20 voltas

28-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 21 voltas

29-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 20 voltas (excluído)

 

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

 

Classificação do campeonato, após oito etapas:

1-) Felipe Fraga – 195

2-) Rubens Barrichello – 157

3-) Valdeno Brito – 147

4-) Marcos Gomes – 136

5-) Diego Nunes – 135

6-) Cacá Bueno – 127

7-) Cacá Bueno – 122

😎 Daniel Serra – 118

9-) Allam Khodair – 112

10-) Vitor Genz – 110

22-) Raphael Abbate – 50

27-) Felipe Lapenna – 39