Rafa Matos/Felipe Maluhy e Felipe Lapenna/Chico Serra treinaram pouco e vão em busca de uma prova de recuperação em Interlagos

Não foi o sábado esperado para os pilotos da equipe Hot Car Competições (Bardahl) no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, palco da 1ª etapa da temporada 2014 da Stock Car. Depois de problemas nos treinos livres, as duplas Rafa Matos/Felipe Maluhy e Felipe Lapenna/Chico Serra não conseguiram um bom acerto dos carros para o classificatório, realizado neste sábado (22) à tarde, e vão largar em 27º e 30º, respectivamente.

A pole position ficou com a dupla Cacá Bueno e Pato Silva, que fez a média de 1min40s003, apenas um milésimo de diferença da média da dupla formada por Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico, que larga em segundo.

A prova, a primeira da história da Stock Car disputada em duplas, com a troca dos pilotos na metade da corrida, terá sua largada às 10h30 deste domingo e será transmitida ao vivo na TV Globo. Sessenta e seis pilotos estarão na disputa, com competidores de oito países na pista (Brasil, Espanha, Inglaterra, Holanda, Austrália, Argentina, Itália e Portugal). Serão 50 minutos de prova + 1 volta.

Matos e Maluhy, que formam a dupla do Stock #2, ficaram bastante frustrados com a classificação. Ontem, Maluhy havia sido o sexto e o décimo colocado nos treinos para os pilotos convidados. Já Matos não conseguiu andar, em virtude da chuva, que caiu forte e interrompeu o treino. Foi apenas um treino livre nesta manhã, que acabou não sendo suficiente para acertar o carro.

“Ontem eu praticamente não treinei, dei duas voltas na chuva. E infelizmente começamos o fim de semana um pouco atrás. Hoje descobrimos algumas deficiências no carro e mudamos para a classificação, mas o carro não reagiu bem. A distância para os ponteiros está bem grande. O carro do Felipe (Lapenna) tem um comportamento muito semelhante ao meu, então acredito que tenha algo quebrado ou estejamos bem fora do equilíbrio do carro”, disse Matos. “A equipe está desmontando um dos carros para ver se tem algo quebrado. Vamos agora destrinchar os dados, fazer uma análise mais detalhada com o carro e com os dados e tentar descobrir o que está errado. O jeito é manter a cabeça erguida e tentar uma melhor posição possível”, considerou o piloto de Minas Gerais.

O experiente convidado Maluhy também ficou chateado. “Estou super frustrado porque eu acho que tinha condições de fazer alguma diferença entre os convidados e a gente não teve oportunidade porque a gente não teve o carro que desse essa condição para gente. Agora temos que encontrar o problema para amanhã, e assim ter condições de fazer uma corrida de recuperação e tentar marcar ponto”, espera o paulista, que competiu na Stock de 2004 a 2012, tem quatro poles e uma vitória na categoria.

No carro #110, a história também se repetiu e o dia começou ainda mais difícil. No quarto treino livre, Lapenna mal saiu dos boxes. Um problema com o novo câmbio, fornecido pela Magneti Marelli, impediu o piloto de ir à pista. “O dia não começou bom, tivemos um problema no câmbio na primeira volta do treino e perdemos a sessão inteira. Não conseguimos passar pneu, nem fazer nada. O Chico não conseguiu andar. Fomos direto para a tomada, com pneus zero, sem ter treinando assim antes. Foram vários problemas e o carro estava ‘inguiável’. Agora é analisar tudo e tentar fazer uma corrida boa para chegar entre os 15”, declarou o paulista.

Chico Serra também lamentou as poucas “horas de voo” neste seu retorno à Stock. “Saí direto para a classificação hoje e foi ruim. Da primeira para a terceira volta, eu fui melhorando, então se tivesse andando de manhã, teria sido um pouco melhor. Mas não mudaria muito, o carro estava sem grip, sem um bom equilíbrio, bem diferente do carro de ontem, precisamos achar o que é”, avaliou o tricampeão da Stock (1999, 2000 e 2001), que não corria na categoria desde 2009.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, acredita que a perda dos treinos atrapalharam. “Ontem, choveu e perdemos um treino com o carro #2. Hoje, tivemos um problema no câmbio, fornecido pela Marelli, no carro #110 e também não andamos. Esse treino fez falta. Fizemos uma experiência e só fomos confirmar se daria certo ou não na classificação, mas infelizmente os carros não renderam. Fiquei muito surpreso com esse mau resultado. Temos de descobrir o que aconteceu, se é motor, um problema eletrônico, mas temos um problema grave e quero descobrir o que é”, completou.

Como será a prova
Na corrida, os titulares largam. Entre as voltas 13 e 16, eles param para a entrada dos convidados. Durante o reabastecimento, que deve demorar aproximadamente 23 segundos, os pilotos já podem realizar a troca. Só ao final do reabastecimento, será permitido trocar os pneus. O processo todo deve durar pouco mais de 40 segundos, que é considerado suficiente para a troca tranquila dos pilotos.

Especialmente nesta prova, apenas os 12 primeiros colocados somarão pontos, com 12 para o vencedor, 11 para o segundo, 10 para o terceiro e assim sucessivamente.

Confira o grid de largada em Interlagos:
1- Cacá Bueno/Pato Silva (Red Bull Racing), 1min40s003
2- Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Vogel Motorsport), 1min40s004
3- Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi (Red Bull Racing), 1min40s114
4- Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen (Shell Racing), 1min40s153
5- Denis Navarro/Álvaro Parente (Voxx Racing Team), 1min40s175
6- Átila Abreu/Nelsinho Piquet (Mobil Super Racing), 1min40s207
7- Sérgio Jimenez/Mark Winterbottom (Voxx Racing Team), 1min40s227
8- Marcos Gomes/Mauro Giallombardo (Schin Racing Team), 1min40s247
9- Rubens Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Competições), 1min40s248
10- Vítor Genz/Vítor Meira (Boettger Competições), 1min40s274
11- Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (Ipiranga-RCM), 1min40s282
12- Popó Bueno/Gabriel Ponce (Shell Racing), 1min40s347
13- Luciano Burti/Ricardo Rosset (Vogel Motorsport), 1min40s413
14- Allam Khodair/Bruno Junqueira (Full Time Competições), 1min40s481
15- Júlio Campos/Fábio Carbone (Prati-Mico’s Racing), 1min40s609
16- Max Wilson/Dean Canto (Eurofarma RC), 1min40s677
17- Nonô Figueiredo/Miguel Molina (Mobil Super Racing), 1min40s680
18- Antonio Pizzonia/Bruno Senna (Prati-Mico’s Racing), 1min40s687
19- Ricardo Zonta/Diego Aventin (RZ Motorsport), 1min40s760
20- Tuka Rocha/Craig Dolby (RZ Motorsport), 1min40s825
21- Alceu Feldmann/Roberto Merhi (Hanier Racing), 1min40s892
22- Ricardo Maurício/Oswaldo Negri (Eurofarma RC), 1min40s942
23- Galid Osman/César Ramos (Ipiranga-RCM), 1min40s988
24- Diego Nunes/Jaime Melo (C2 Team), 1min41s016
25- Bia Figueiredo/Duda Pamplona (ProGP), 1min41s029
26- Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi (C2 Team), 1min41s094
27- Raphael Matos/Felipe Maluhy (Hot Car Competições/Bardahl), 1min41s142
28- Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto (RC3 Bassani), 1min41s227
29- Felipe Tozzo/Cláudio Ricci (Boettger Competições), 1min41s247
30- Felipe Lapenna/Chico Serra (Hot Car Competições/ Bardahl), 1min41s493
31- Beto Cavaleiro/Fábio Carreira (Hanier Racing), 1min41s565
32- Rafael Suzuki/Giuliano Losacco (ProGP), 1min41s638
33- Fábio Fogaça/David Muffato (Schin Racing Team), 1min44s766

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845 / 3473.4841
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br