Pista precisou ser “remendada” e prejudicou o trabalho das equipes, que tiveram menos da metade prevista dos treinos, além de colocar em risco a segurança dos pilotos

Um sábado atípico, onde quem mais perdeu foi o automobilismo. As recentes obras realizadas nas zebras de apoio do autódromo internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), não “aguentaram” a passagem dos Stock Car e se desfizeram, interrompendo os treinos, ainda na primeira sessão livre deste sábado, que abriu os trabalhos para a disputa da 5ª etapa do ano.

Uma tampa de bueiro, que se desprendeu, também deixou a situação ainda mais perigosa para os pilotos. Todo o reparo atrasou o treino inicial em mais de cinco horas. E, por isso, a programação precisou ser reduzida, além de atrasar o treino classificatório.

Pista “remendada”, a pole ficou com o paulista Thiago Camilo, que virou em 57s054 no anel externo de 2.919 metros. Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), Rafa Matos terminou em 18º no classificatório. O goiano Wellington Justino foi o 31º. A prova deste domingo (2) terá sua largada às 11 horas, com transmissão ao vivo no SporTV.

“O nosso dia foi extremamente prejudicado por culpa da administração do autódromo. Eles fizeram uma obra na pista, não realizaram nenhum teste e, durante o treino, começou a soltar o asfalto e até a tampa de um bueiro, o que é perigosíssimo. Tiveram que fazer alguns reparos e isso reduziu o tempo mínimo de trabalho das equipes. Isso é péssimo para a categoria, péssimo para o automobilismo, porque os pilotos correm riscos e as equipes têm prejuízo”, lamenta o chefe da Hot Car, Amadeu Rodrigues.

O mineiro Rafa Matos, ex-piloto da F-Indy e que estreia na Stock, concorda com o chefe da equipe e enfatiza: “Na minha opinião, tem que ser formada uma comissão de equipes e pilotos para vistoriar esses autódromos, que estão caindo aos pedaços. Não estão respeitando as equipes e os pilotos. Eles fazem um remendo que acham que é bom, ninguém testa e a gente vem servir de cobaia. Isso tem que ser mudado urgente”.

No comando do carro #2, Rafa não conseguiu achar o acerto ideal para o carro com a redução dos treinos. “Tempo de pista é extremamente importante, principalmente para nós que já temos muito pouco treino, e hoje cortaram mais da metade dos nossos treinos. No único momento que iria simular uma classificação, choveu. Fomos no escuro para a definição do grid e eu não consegui solucionar um problema no equilíbrio do carro, que está saindo de frente. Agora é analisar os dados e vir com uma solução para amanhã”, comenta.

O goiano Justino, que corre praticamente no “quintal de casa”, também não conseguiu achar o melhor acerto para o carro #26. “Não foi um dia muito legal. Com este problema na pista, não conseguimos acertar o carro. Também estou com um problema no motor e vamos trocar para amanhã. Agora é fazer uma corrida com a cabeça, ficar livre de possíveis confusões e tentar chegar nos pontos”, completa.

O grid de largada em Brasília:

1) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 57s054, média de 184,18 km/h
2) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 57s118
3) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 57s134
4) Daniel Serra (Red Bull Racing), 57s216
5) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer), 57s309
6) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), 57s344
7) Rubens Barrichello (Full Time), 57s409
8) Fábio Fogaça (Vogel Motorsports), 57s618
9) Denis Navarro (Voxx Racing), 57s629
10) Ricardo Zonta (BMC Racing), 57s815

Pilotos classificados no Q1

11) Tuka Rocha (BMC Racing), 57s151
12) Allam Khodair (Vogel Motorsports), 57s166
13) Sérgio Jimenez (Voxx Racing), 57s175
14) Valdeno Brito (Sheel Racing), 57s197
15) Vitor Genz (Gramacho Competições), 57s259
16) Diego Nunes (RC3 Bassani), 57s274
17) Max Wilson (Eurofarma-RC), 57s275
Max Wilson larga na frente por ter feito o tempo duas voltas antes de Rafa Matos
18) Rafa Matos (Hot Car Competições), 57s275
19) Popó Bueno (Shell Racing), 57s289
20) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi), 57s307
21) Julio Campos (Prati Donaduzzi), 57s323
22) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), 57s329
23) Alceu Feldmann (Full Time Competições), 57s365
24) Galid Osman (Ipiranga-RCM), 57s469
25) Duda Pamplona (Officer Pro GP), 57s475
26) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), 57s514
27) Luciano Burti (Boettger Competições), 57s540
28) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer), 57s548
29) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), 57s647 
30) Felipe Lapenna (Hanier Racing), 57s691
31) Wellington Justino (Hot Car Competições), 57s742
32) David Muffato (Carlos Alves Competições), 57s963
33) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), 59s919

Classificação do Campeonato após quatro etapas:
1 – Ricardo Mauricio – 80
2 – Daniel Serra – 74
3 – Caca Bueno – 73
4 – Thiago Camilo – 58
5 – Max Wilson – 53
6 – Valdeno Brito – 51
7 – Luciano Burti – 35
9 – Allam Khodair – 34
10 Ricardo Zonta – 32
23 – Rafa Matos – 16
30 – Wellington Justino – 4

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur.

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