Rafa Matos e Wellington Justino, estreantes no circuito do CAB, fazem treinos e reconhecimento da pista no simulador da categoria. Novas molas também entram em cena a partir deste fim de semana. Prova no domingo terá transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal SporTV

Neste fim de semana (dias 18 e 19 de maio), os pilotos da Hot Car Competições (Bardahl) vão encarar mais um desafio na temporada 2013 da Stock Car. Isso porque essa será a estreia de Rafa Matos e Wellington Justino no circuito de rua montado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Mas mesmo sem conhecer o traçado, os representantes da equipe comandada por Amadeu Rodrigues estão confiantes e animados para a quarta disputa do ano. A corrida no domingo (19), às 10h30, terá transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal SporTV. A programação começa no sábado, às 7h35, com a realização do shakedown, ficando para as 8h o início dos treinos livres. A classificação será às 16h, e o SporTV mostra ao vivo.

Apesar da pista urbana do CAB ser uma novidade para os pilotos, os dois confirmam que gostam de circuito de rua e esperam por uma rápida adaptação em Salvador. Rafa e Wellington também se dedicaram aos treinos no simulador para conhecer um pouco do traçado.

“A expectativa é muito boa. Estou otimista e acredito que vou aprender a pista bem rápido. Gosto de circuito de rua, acho que meu estilo de corrida encaixa bem neste tipo de traçado. Venci algumas provas em circuitos urbanos nos Estados Unidos e isso me anima. O simulador da categoria tem me ajudado. Normalmente, eu passo algumas horas treinando. É importante para aprender e verificar os pontos de frenagem, as curvas, ainda mais porque não conheço a pista. Treinar com a ajuda deste recurso, encurta um pouco o caminho sobre o reconhecimento do circuito. Estou empolgado, pois Salvador tem uma atmosfera muito boa e vai ser um fim de semana importante pra gente”, analisou o mineiro Rafa Matos, ex-piloto da Fórmula Indy.

“Estou bem consciente. Andei uma vez só em circuito de rua (foi em 2010 em Ribeirão Preto) e gostei. Me adaptei rápido e posso dizer que me agrada esse tipo de traçado. Por isso, acho que Salvador vai ser bom pra gente. Além disso, depois da batida em Tarumã, vimos alguns detalhes no carro, que foram ajustados e acredito que depois destes acertos podemos ter uma etapa mais positiva. Eu não costumo treinar no simulador, não tenho esse hábito. Gosto mais de analisar as câmeras on board, mas para a etapa de Salvador eu dei uma treinada sim, é sempre bom para conhecer um pouco, ter uma noção dos ângulos de curvas. Também estudei um pouco das on boards”, disse o goiano Wellington Justino, que teve uma batida na última etapa, em Tarumã (RS), durante os treinos classificatórios, mas conseguiu disputar a prova.

O comandante do time, Amadeu Rodrigues, também está animado. “A nossa expectativa é boa. Gosto do circuito do CAB, que apesar de ser travado tem espaço para ultrapassagens e a diferença de potência quando acionar o push-to-pass é bem grande, e isso vai tornar a corrida bem movimentada. Outra coisa que pode ser decisiva é a questão do pit-stop, a estratégia vai contar bastante. Vamos trabalhar muito rápido para buscar os melhores resultados possíveis”, considerou o chefe da Hot Car.

Categoria estreia novas molas
Um novo ‘ingrediente’ chama a atenção a partir desta etapa em Salvador. Com o objetivo de equalizar as disputas, o regulamento da categoria passa a adotar novas molas, que são importadas dos Estados Unidos e cada uma delas tem pressão de 1.400 libras. Os novos itens serão iguais para todos os competidores. Com o uso das novas molas, equilíbrio é a palavra unânime na equipe Hot Car Competições.

“As molas serão iguais para todas as equipes e isso vai ajudar, pois sem a variável da troca de molas que era permitida até a etapa de Tarumã, vamos poder refinar mais ainda o acerto do carro. A categoria ficará mais competitiva”, observou Rodrigues.

“Acredito que com as molas únicas a tendência é equalizar mais as equipes. Esse novo pacote de molas da categoria vai ser bom para o nosso carro, acredito que vai responder bem”, comentou Matos, piloto do carro #2, que está em 17º na classificação, com 16 pontos.

“O uso dessas novas molas, um pouco mais moles, será benéfico para todos. Com certeza vai ter mais equilíbrio”, salientou Justino que pilota o equipamento #26.

Confira a programação completa da 4ª etapa:
Sábado, dia 18:

7h35 – 7h50: Shakedown (todos passagem pelo box)
8h00 – 9h05: 1º Treino livre – (1º grupo)
9h15 – 10h20: 1º Treino livre – (2º grupo)
11h50 – 12h55: 2º Treino livre – (1º grupo)
13h05 – 14h10: 2º Treino livre – (2º grupo)
16h00 – 16h50: Classificação

Domingo, dia19:
10h30: Largada (40 min de prova + 1 volta)

Classificação do Campeonato após três etapas:
1º) Daniel Serra, 65 pontos
2º) Cacá Bueno, 56
3º) Ricardo Maurício, 56
4º) Valdeno Brito, 51
5º) Thiago Camilo, 40
6º) Max Wilson, 37
7º) Ricardo Zonta, 32
8º) Allam Khodair, 30
9º) Júlio Campos, 25
Tuka Rocha, 25
Átila Abreu, 25
17º) Rafa Matos, 16
27º) Wellington Justino, 4

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br