Maior preocupação dos pilotos da Hot Car é o desgaste dos pneus na pista gaúcha

A 3ª etapa da temporada 2013 da Stock Car acontece neste final de semana (dias 27 e 28) em um dos circuitos mais tradicionais e velozes do país: o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). O traçado de 3.106 metros – palco da primeira corrida da Stock em 1979 – detém a maior média de velocidade entre as pistas do calendário e é composto por 11 curvas de alta, média e baixa velocidades, além de um “Esse” em descida, a “Curva do Tala-Larga”, como é conhecido.

A característica veloz do circuito agrada os pilotos e, por isso, a expectativa é grande na equipe Hot Car Competições (Bardahl), principalmente para o mineiro Rafa Matos, ex-piloto da Fórmula Indy, que nunca andou no circuito gaúcho. Já o companheiro Wellington Justino esteve na pista em duas oportunidades, a última delas em 2011, pelo Campeonato Brasileiro de Marcas, onde foi oitavo colocado em uma das provas.

Para não chegar “às cegas” em Tarumã, Matos treinou bastante com simuladores e está otimista. “Estou muito empolgado. É uma pista que eu sempre admirei e, por ser de alta, acredito que meu estilo de pilotagem vai funcionar bem”, comentou o mineiro, que estreia na principal categoria brasileira este ano.

“Treinei bastante a pista com simuladores e isso certamente encurta o aprendizado do traçado. Vou chegar com uma preocupação a menos, que é conhecer o desenho da pista”, continuou Matos, que realizou os treinos na Race Club, em Belo Horizonte.

“Estamos indo para a nossa terceira corrida e aprendemos muitas coisas em Interlagos e Curitiba. Ainda estou me entrosando com a equipe e estamos em plena evolução. Espero brigar para largar entre os dez primeiros e buscar um resultado melhor na corrida”, declarou.

Justino também está animado com seu retorno à Tarumã. O piloto, que estreou na Stock marcando pontos na etapa de São Paulo, ficou de fora da zona de pontuação em Curitiba, após uma falha inesperada, quando uma pedra (solta da brita) travou o acelerador do seu carro.

“Só andei duas vezes em Tarumã, mas é uma pista muito desafiadora, rápida, com curvas de alta e onde eu gosto de andar. Em Curitiba, tivemos este problema com o acelerador, mas mesmo assim consegui andar bastante e só abandonei a poucas voltas do final. Aprendi mais coisas sobre o carro e o desafio agora é melhorar o desempenho na classificação. Nas provas, estamos com um bom ritmo”, afirmou o piloto de Goiânia.

Pneus: O “X” da Questão

A questão dos novos pneus, que este ano estão mais constantes do começo ao final da corrida, mas que já deixaram muitos pilotos “a pé” no final das provas – como o próprio Matos na etapa passada em Curitiba, que teve o pneu furado nos minutos finais -, é o principal motivo de preocupação.

“Sem dúvida, esta questão vai ser muito importante, principalmente porque em Tarumã o desgaste dos pneus é alto. Achar a combinação perfeita entre a performance e a durabilidade será muito importante. Aprendemos isso em Curitiba”, lembrou Matos.

“Também estou preocupado com os pneus. Interlagos e Curitiba não são pistas tão abrasivas e já aconteceram problemas. Em Tarumã, o desgaste será bem maior e vai ser um desafio achar o acerto para um carro rápido, mas que não consuma tanto os pneus”, destacou Justino.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, concorda com os pilotos. “Refletimos muito com relação aos pneus, principalmente depois da etapa passada, quando perdemos um bom resultado nos minutos finais, porque o pneu cortou. Estamos mudando o conceito da suspensão para usar esse pneu e, teoricamente, achamos o caminho. Agora vamos ver na prática. Temos que ter a resistência aliada ao desempenho”, explicou.

“Tarumã tem zebras ‘agressivas’ e é uma pista muita rápida, o que consome bastante os pneus. Vamos trabalhar muito em cima disso, porque em Tarumã não dá para arriscar”, relatou. “Mas estamos muito animados e vamos fazer de tudo para buscar bons resultados”, finalizou Rodrigues.

Os treinos livres para a etapa e o classificatório acontecem neste sábado (27). O SporTV transmite a definição do grid ao vivo a partir das 16 horas. No domingo (28), a prova – com largada às 11 horas – também será exibida ao vivo pelo canal a cabo.

Confira a programação para a 3ª etapa da temporada / Tarumã:

Sábado, dia 27
7h35 às 7h50 – Shakedown
8 às 9h05 – 1º Treino Livre (Grupo 1)
9h15 às 10h20 – 1º Treino Livre (Grupo 2)
11h50 às 12h55 – 2º Treino Livre (Grupo 1)
13h05 às 14h10 – 2º Treino Livre (Grupo 2)
16 às 16h50 – Classificatório

Domingo, dia 28
11h00 – Largada 3ª etapa (40 minutos + 1 volta)

Classificação do Campeonato após duas etapas:

1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 41 pontos
2º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), 40
3º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), 38
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), 37
5º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), 29
6º) Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet), 25
7º) Átila Abreu, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 22
8º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 20
9º) Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 17
10º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 16
15º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), 11
25º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), 4

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr 

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula 
Tel. 11 3473.4845
Cel. 11 98405-8485 
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br 
www.fgcom.com.br