Piloto paulista encara penúltima etapa como decisiva na luta pelo título da categoria de acesso da Stock Car – sua equipe já garantiu a ascensão para a divisão principal em 2011

Duas provas para o fim do campeonato com vários pilotos brigando pelo título, incluindo uma jovem revelação, recordista de poles na temporada mas que não está liderando a tabela. O cenário descreve a disputa da F-1 em 2010, mas também se encaixa na Copa Montana, que realiza neste domingo a penúltima prova do ano, em Brasília.

Na F-1, este piloto que se destacou por sua velocidade na temporada conseguiu a virada no final, com Sebastien Vettel vencendo o Mundial aos 23 anos. Na Copa Montana, este jovem é Eduardo Leite, de 22 anos, que chega ao Distrito Federal na terceira colocação no campeonato, com 83 pontos, quatro a menos que Diogo Pachenki e dez a menos que Rafael Daniel – dois adversários que já conquistaram o título da Stock Car Light (categoria que deu origem à Montana).

“A decisão da F-1 foi uma das mais emocionantes e fiquei muito feliz com a conquista do Vettel, que assumiu a liderança do campeonato no momento que mais importa, no final da temporada. Ela também serve de exemplo para nós, pilotos, mostrando que o ideal é lutar para ser o mais rápido sempre, pensando na pole e na vitória, e deixando para fazer contas nas voltas finais do ano”, diz Leite (VRS Recursos Humanos), que foi o piloto que mais fez poles em 2010: foram três ao todo (Curitiba, Rio de Janeiro e Campo Grande).

A vantagem para o piloto da equipe Hot Car é que, ao contrário de Vettel, ele não depende de combinação de resultados para ser campeão. Além de haver 50 pontos em jogo nas duas últimas provas, o regulamento obriga dois descartes ao final do ano. Como já tem duas corridas zeradas (uma delas em Curitiba, onde largou na pole e liderou até ter um pneu furado a poucas voltas do fim), todos os pontos de Leite serão válidos na disputa. Por enquanto, Daniel descarta nove pontos e Pachenki, dois, deixando assim os três primeiros colocados separados por míseros dois pontos.

“Como disse, não quero ficar preocupado em fazer contas antes da corrida final. Mas o fato é que a situação do campeonato está bem aberta entre nós três, além de incluir outros pilotos que estão logo atrás da tabela. Por isso, meu objetivo é fazer outra boa prova em Brasília, um circuito bem rápido e desafiador, que gosto bastante. Andamos bem em todos os circuitos neste ano e acredito que será assim também nesta etapa”, diz Leite.

A equipe revisou o carro do jovem paulista, passando inclusive no dinamômetro que ajuda também a avaliar o potencial de partes fundamentais, como o motor, que é essencial na etapa de maior média horária da temporada.

“Acompanhei tudo de perto e acho que temos chances de lutar pela pole, já que esta pista tem características de outros traçados onde a gente também andou bem”, diz Leite que, junto com Wellington Justino, garantiu o acesso da Hot Car para a Stock Car em 2011. O time lidera o campeonato com 158 pontos.

Os treinos serão disputados a partir de sexta-feira. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pela Rede TV, Speed Channel e Race TV.

Programação do final de semana:

Sexta-feira:
9h15 às 10h50 – 1º treino livre
14h às 15h35 – 2º treino livre

Sábado:
9h55 às 10h25 – 3º treino livre
13h05 às 14h05 – Treino classificatório

Domingo:
13h – Corrida (ao vivo Rede TV)

 

Fonte: RF1