Piloto da equipe Hot Car foi destaque na abertura da nova categoria brasileira na primeira etapa, disputada em Curitiba

Depois de conquistar a histórica pole position da Copa Montana (a primeira da mais nova categoria do automobilismo mundial), o paulista Eduardo Leite (VRS Recursos Humanos) reconhece que seu objetivo para segunda etapa do campeonato não poderia ser diferente: repetir o bom desempenho no inédito circuito do Velopark, que será inaugurado neste final de semana com a Stock Car e sua categoria de acesso, a Montana.

Para conseguir mais uma vez largar no primeiro lugar do grid de largada, o piloto da equipe Hot Car sabe que terá enfrentar um grande desafio. Afinal, além de ser uma pista estreante, o autódromo localizado na cidade gaúcha de Nova Santa Rita deverá proporcionar a disputa mais acirrada pela pole ao longo de toda a temporada, já que tem a menor extensão de todos os circuitos do calendário 2010, com apenas 2.153 metros.

"Com certeza as disputas serão bem apertadas, já que a categoria se mostrou equilibrada logo em sua primeira etapa", diz Leite. "Torço para que a pista, embora seja curta, tenha um traçado mais técnico, que privilegie a importância do piloto", completa o primeiro pole position da história da Copa Montana.

Apesar da expectativa de alta competitividade no grid, Eduardo Leite acredita que aqueles pilotos que tiveram bom desempenho na etapa de abertura do campeonato, em Curitiba, deverão seguir na briga pelas primeiras colocações.

"Os times tiveram três semanas para intensificar o trabalho na oficina, mas acho que mesmo assim os favoritos à pole e à vitória serão os mesmos que estiveram na briga na primeira etapa. Mas é claro que pode haver algumas surpresas, ainda mais por se tratar de uma pista nova", completou o piloto da Hot Car.

O paulista e sua equipe esperam ajustar o carro desde o primeiro dia de atividades de pista (na quinta-feira) para manter o bom rendimento de Curitiba. "Fizemos uma análise completa e trocamos a bobina após verificar no dinamômetro que havia uma perda de potência", explicou Leite, que perdeu a vitória na primeira etapa após ter um pneu furado quando liderava a corrida, a menos de dez minutos para a bandeirada.

"O que aconteceu foi uma fatalidade. Muitos carros saíram da pista naquela prova e trouxeram sujeita e brita para a pista, e estes detritos perfuraram o pneu do meu carro. Foi uma pena, mas vamos trabalhar agora para repetir a ótima performance de Curitiba e desta vez terminar a corrida comemorando no pódio", afirma Leite.

Os carros da Copa Montana entram na pista a partir de quinta-feira, para sessão extra de ensaios (pois se trata de um novo autódromo). Na sexta-feira, haverá a disputa de treinos livres. No sábado, ocorre a classificação, que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo pela Rede TV!

Programação da segunda etapa:

Quinta-feira, 29 de abril
14h – 15h35: Treino Extra Copa Montana

Sexta-feira, 30 de abril
9h – 10h35: 1º Treino Livre Copa Montana
13h30 – 15h05: 2º Treino Livre Copa Montana

Sábado, 1º de maio
10h05 – 10h35: 3º Treino Livre Copa Montana
13h10 – 14h10: Treino Classificatório Copa Montana

Domingo, 2 de maio
13h: Largada da 2ª etapa da Copa Montana (Rede TV! ao vivo)

Fonte: RF1 Jornalismo