Após obter 3º lugar no treino classificatório, piloto da Hot Car Racing sofre punição e largou na última fila, em Interlagos

São Paulo, 06 de dezembro de 2009 – Não foi a prova que Wellington Justino esperava. Após obter o terceiro melhor tempo no treino classificatório realizado no último sábado, o piloto goiano sofreu uma penalização da organização da Stock Car, após ser constatado um problema no combustível de seu Chevrolet, como punição, o piloto da Hot Car Racing largou na última fila. Ainda assim, Justino completou a corrida, e já mira a próxima temporada.

Obstinado, Justino largou da 31ª posição decidido a recuperar o prejuízo, e logo na terceira volta já ocupava a 19º posição na corrida, e após mais três voltas, mais cinco adversários ficaram para trás, e o piloto goiano era o 14º, quando entrou na zona de pontuação da prova. Tendo por fim cruzado a linha de chegada na 11º posição. "Logo no início consegui me posicionar bem e o carro estava excelente. Com isso conquistei posições importantíssimas, consegui pular para o pelotão da frente. Mas meu carro começou a apresentar um problema na roda dianteira direita que bloqueava nas curvas para a direita. A partir daí, fui forçado apenas a manter a posição e contar com os erros e quebras dos adversários", contou o piloto.

"Posso dizer que o campeonato foi positivo", ressalta Justino. "As quebras, acidentes e a falta de sorte foram fatores que interferiram no resultado final. Mas, estava competitivo, tínhamos equipamento e equipe para estar entre os primeiros na temporada, se não fosse isso, estaríamos brigando pelo título. A confiança na equipe só aumentou ao longo das etapas e por essa razão já renovamos para 2010. A partir de hoje começa a minha preparação e da equipe para a disputa do título do ano que vem", finalizou o Wellington.

Penalização

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) coletou amostra do combustível do carro do piloto Wellington Justino (carro 26) durante a vistoria técnica realizada no sábado (05), após o treino classificatório da Copa Vicar. Justino largaria em terceiro e por regulamento os três primeiros carros e mais dois carros convidados passam por inspeção. O produto recolhido foi encaminhado para o laboratório do posto montado no autódromo de Interlagos, e em seguida foi realizada análise e checagem do padrão, para ver se não houve adulteração. Caso seja constatado algo errado, a CBA chama a equipe para discutir o ocorrido. Neste caso, a Hot Car Racing foi comunicada com a penalização, conforme regulamento da categoria e assim, teve que largar na última posição do grid na 9ª etapa.

A equipe e o piloto ficaram surpresos com a determinação. "Não pudemos recorrer, o regulamento é claro, qualquer corpo estranho ao combustível a equipe é penalizada penalizada, mesmo sendo água. O que ocorreu foi que o respiro do tanque de combustível estava mal alocado. A mangueira estava atrás do pneu e durante os treinos com chuva, pelo giro do pneu pode ter infiltrado água para dentro do tanque. O problema foi solucionado com a troca do local de posicionamento da mangueira para a corrida", explicou o chefe de equipe Amadeu Rodrigues.

Com a penalização Wellington Justino passou para a última posição no grid. "Lamentamos muito o ocorrido e a perda da posição. Continuamos o trabalho com o mesmo profissionalismo de sempre", concluiu Amadeu.

PRÓXIMA TEMPORADA

Para 2010 a Stock Car promete uma grande novidade com a junção das duas categorias de acesso à principal: Copa Vicar e Pick-up Racing. Segundo a organização a primeira etapa do calendário 2009 da Copa Nextel será em 28 de março, e como já é tradição, tendo sua prova de abertura disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Sendo que o calendário da Copa Vicar/Pick-up Racing ainda não foi definido.

Resultado da 9ª etapa da Copa Vicar:

1º) 4 – Gustavo Sondermann (P3, SP), 23 voltas em 41:02.298
2º) 69 – Tiago Gonçalves (P3 , SP), a 6.883
3º) 99 – Julio Campos (P3 , PR), a 19.876
4º) 10 – Felipe Lapenna (P3 , SP), a 20.508
5º) 14 – Diego Freitas (P3 , BA), a 23.349
6º) 43 – Cássio H de Melo (CA , SP), a 24.984
7º) 88 – Leandro Romera (CA , SP), a 25.513
8º) 90 – Eduardo Leite (P3 , SP), a 28.258
9º) 13 – André Bragantini (P3 , PR), a 30.598
10º) 17 – Eduardo Berlanda (P3 , SP), a 31.159
11º) 26 – Wellington Justino (CA , GO), a 31.330
12º) 62 – Renato Russo (P3 , SP), a 32.509
13º) 12 – Leonardo Vital (P3 , SP), a 46.178
14º) 44 – Daniel Pflaumer (CA , SP), a 1:03.871
15º) 9 – Cristiano Federico (P3 , SP), a 1:04.930
16º) 92 – Renato Rattes (CA , SP), a 1:14.373
17º) 73 – Sergio Jimenez (CA , SP), a 1:34.644
18º) 49 – Marcelo Cesquim ( , SP), a 1:39.673
19º) 1 – Andre Nicastro (CA , SP), a 1 volta
20º) 3 – Leonardo Medrado (P3 , RJ), a 1 volta
21º) 36 – Sergio Vida (P3 , PR), a 1 volta
22º) 31 – Italo Silveira (CA , MG), a 5 voltas
23º) 18 – Rodrigo Navarro (P3 , SP), a 6 voltas
24º) 11 – Pedro Boesel (CA , PR), a 9 voltas
25º) 28 – Galid Osman (P3 , SP), a 15 voltas
26º) 54 – Murillo Macedo (P3 , SP), a 16 voltas
27º) 23 – Marco Cozzi (CA , SP), a 16 voltas
28º) 16 – Afonso Bastos (P3 , SP), a 17 voltas
29º) 8 – Diogo Pachenki (CA , PR), a 20 voltas
30º) 98 – Marcelo Tomasoni (P3 , SP), a 20 voltas
31º) 21 – Lucas Finger (CA , SP), a 21 voltas

Melhor Volta: Gustavo Sondermann, 1:45.337 (147,26 km/h)
Fonte: Cronomap

Calendário da Stock Car 2010:

COPA NEXTEL

1ª ETAPA – São Paulo/SP – 28/03
2ª ETAPA – Curitiba/PR – 11/04
3ª ETAPA – Santa Cruz do Sul/RS – 25/04
4ª ETAPA – Rio de Janeiro/RJ – 23/05
5ª ETAPA – a definir – 06/06
6ª ETAPA – Salvador/BA – 15/08
7ª ETAPA – Campo Grande/MS – 05/09
8ª ETAPA – São Paulo/SP – 19/09
9ª ETAPA – Londrina/PR – 10/10
10ª ETAPA – Porto Alegre/RS – 07/11
11ª ETAPA – Brasília/DF – 21/11
12ª ETAPA – Curitiba/PR – 05/12

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br