A equipe Bardahl Hot Car começou a temporada 2018 do Mercedes-Benz Challenge com pódios e vitórias, neste domingo (dia 25), no autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Numa corrida em condições complicadas, em virtude da pista molhada, o time do chefe Amadeu Rodrigues subiu ao pódio com quatro de seus cinco carros.

Na CLA AMG Cup, Fábio Escorpioni foi o quarto no geral e Fernando Amorim, o quinto. Na C250, André Moraes Jr. terminou em segundo e Flávio Andrade em quarto. Entre os Masters, vitória de Amorim na CLA e Andrade na C250. A felicidade da equipe só não foi completa porque Cesare Marrucci foi obrigado a abandonar com problemas no carro.

Os vencedores no geral da etapa em Cascavel foram Raijan Mascarello na CLA e Peter M. Gottschalk na C250. De Cascavel, o Mercedes-Benz Challenge parte agora para a segunda etapa, em Guaporé (RS), no dia 15 de abril.

A primeira das oito etapas da temporada começou com Safety Car, em virtude das condições de pista molhada. Felizmente, poucos incidentes aconteceram no veloz traçado de 3.058 metros e a prova teve apenas uma intervenção do carro de segurança, após uma batida de Pedro Muffato e do carro de Marrucci ficar parado na pista.

Amorim, que partiu da décima colocação no grid, ficou satisfeito com o resultado, especialmente a vitória na Master. “Foi uma corrida de paciência. Na classificação, eu tive um pequeno problema, dei uma escapadinha, vazou água, o carro superaqueceu, perdeu potência e a posição de largada não foi das melhores”, explicou o piloto de Campinas, interior de São Paulo.

“Mas na corrida já saí com calma, pensando que na chuva quem chega até o final, tem chances de ter um bom resultado. O carro estava bem rápido na chuva, eu consegui algumas ultrapassagens e fomos caminhando para a frente. Foi muito bom vencer na Master na primeira corrida, já liderar o campeonato e é muito motivador para buscar melhores resultados nas próximas etapas”, completou o piloto da CLA #88.

Escorpioni também teve um final de semana de muitas emoções. “Foi uma etapa muito complexa. Tive uma batida nos treinos de sexta-feira, a equipe trabalhou até de madrugada para consertar o carro. Depois, acabei rodando na classificação e não tive o resultado esperado no grid, terminando em sétimo. Hoje, largamos no molhado, consegui passar alguns carros e estava um pouco preocupado depois com a questão dos pneus, pois começou a secar. Mas no fim deu tudo certo e conseguimos subir ao pódio”, contou o piloto da CLA #55.

Já Marrucci, que voltou à categoria depois de dois anos, também tinha tudo para buscar um bom resultado, mas um problema no carro obrigou o piloto a abandonar a disputa, depois de largar em nono. “Vim me readaptando durante os vários treinos, depois de um bom tempo parado e tinha a expectativa de buscar uma boa posição de chegada na prova com a pista molhada”, disse o piloto de Piracicaba, também no interior de São Paulo.

“Infelizmente, o carro sofreu uma pane, entrando em modo de segurança, o que me tirou da disputa e me impediu de concluir a prova. Realizei os procedimentos possíveis para sanar a falha, mas não teve jeito”, lamentou. “Mas fico contente com o ótimo resultado dos colegas da Bardahl Hot Car, que nos disponibilizou um carro bastante competitivo e acertado para as condições da pista. Da minha parte, já estou me sentido novamente bem à vontade e vou focar para recuperar os pontos perdidos na próxima etapa em Guaporé”, finalizou o piloto da CLA #44.

Na C250, festa para André Moraes Jr. e Flávio Andrade, mas o resultado poderia ter sido ainda melhor. André largou em quarto e liderou grande parte da corrida no geral. Chegou a abrir uma boa vantagem dos adversários, mas após a entrada do Safety Car, na metade da prova, o piloto teve um pequeno problema na relargada e acabou perdendo posições.

“Liderei desde a largada, mas depois do Safety Car, na relargada, o carro entrou em modo de segurança e eu não tive o que fazer. Vim para os boxes com o carro deste jeito, religamos o carro, já fizemos a parada obrigatória e saímos. Consegui me recuperar, cheguei ao segundo lugar na última curva e foi muito bom. A condição de pista estava bem molhada, com bastante poça d’água, mas o carro estava muito bom, bem equilibrado. Foi uma ótima estreia com a equipe e teremos muitos frutos bons pra colher este ano, com certeza”, afirmou o piloto de apenas 18 anos e que foi vice-campeão geral da C250 em 2017.

Andrade, que largou em oitavo, manteve bom ritmo durante a prova e chegou mais uma vez ao pódio e à vitória na Master. “Foi muito bom. O maior problema durante a prova não foi nem o molhado, mas sim a visibilidade, que estava bastante prejudicada. Mas felizmente tivemos poucos incidentes durante a corrida”, destacou o piloto da C250 #26.

“Mantive o meu ritmo, tentando fazer o melhor tempo de volta possível. A parada nos boxes foi muito boa e deu tudo certo no final. Ganhamos a corrida na Master e subimos ao pódio com quatro dos cinco carros da equipe, o que foi muito positivo. Já começamos o ano com um resultado muito importante”, finalizou Andrade, que já foi vice-campeão e duas vezes terceiro no campeonato da Master.

Confira o resultado da primeira etapa em Cascavel:
1 15 RAIJAN MASCARELLO CLA CLA 29 voltas em 45:59.338
2 19 LUIZ CARLOS RIBEIRO CLA CLA a 5.135
3 33 ADRIANO RABELO CLA a 7.497
4 55 FABIO SCORPIONI CLA a 8.315
5 88 FERNANDO AMORIM CLM a 14.335
6 6 J FERNANDO JR CLA a 19.161
7 60 BETÃO FONSECA CLM a 42.336
8 21 PETER M GOTTSCHALK C250 a 48.204
9 12 ANDRE MORAES JR C250 a 51.610
10 36 SERGIO RIBAS CLM a 53.185
11 20 ROGER SANDOVAL CLA a 54.704
12 227 MIRO CRUZ C250 a 1:06.006
13 26 FLAVIO ANDRADE C250M a 1:06.695
14 9 ALEXANDRE NAVARRO C250 a 1:21.175
15 41 JOÃO LEMOS C250M a uma volta
16 111 M PAIOLI/B ROSSI C250 a uma volta
17 84 CELLO NUNES CLA a uma volta
18 10 PIERRE VENTURA CLM a uma volta
19 67 ANGELO GIOMBELLI C250 a duas voltas
20 5 PAULO ROSA C250M a duas voltas
21 14 JUNIOR VICTORETTE C250 a duas voltas
22 61 CESAR FONSECA CLM a quatro voltas
23 57 FELIPE TOZZO CLA a sete voltas
24 65 PEDRO MUFFATO C250M a 18 voltas
25 44 CESARE MARUCCI CLM a 20 voltas