Uma Corrida de Duplas cheia de emoções abriu neste sábado (dia 10) a histórica 40ª temporada da Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional, em Interlagos (SP). Com 66 pilotos, 33 duplas, 10 ex-pilotos de Fórmula 1, a corrida ainda teve chuva, minutos antes da largada, para trazer novas variáveis para a disputa. A prova teve bandeira vermelha para que os pilotos colocassem pneus de chuva e a corrida teve sua largada com Safety Car.

Na equipe Bardahl Hot Car Competições, Rafael Suzuki / Jean-Karl Vernay e Guilherme Salas / Mariano Altuna superaram as dificuldades do classificatório para chegarem ao Top-10. Suzuki largou de 29º, foi escalando o pelotão e entregou o carro para o companheiro francês bem próximo dos Top-10. Salas também saiu do 20º lugar e, logo nas primeiras voltas, estava entre os 15 primeiros. No momento do pit stop, ele já aparecia em 11º, quando o argentino Altuna entrou e manteve um ótimo ritmo. Ao final da prova, Suzuki e Vernay ficaram em oitavo, com Salas e Altuna em nono.

A vitória ficou com o atual campeão Daniel Serra, que formou dupla com João Paulo de Oliveira. Rubens Barrichello e o português Filipe Albuquerque terminaram em segundo. Cesar Ramos e o sul-africano Kelvin Van Der Linde cruzaram em terceiro, mas tomaram uma punição ao final da prova. Ricardo Maurício e Felipe Nasr herdaram o posto.

Estreando na equipe Bardahl Hot Car, Suzuki ficou satisfeito com o resultado e elogiou o trabalho de Vernay a bordo do Stock #8. “Foi muito bom. Santa chuva, que caiu na hora certa. Na hora que eu vi a chuva, eu comemorei. Não por excesso de confiança, mas obviamente porque a chuva cria algumas variáveis. No meu stint, a visibilidade no carro estava muito boa, ele era rápido e deu para escalar o pelotão e aproveitar as confusões que aconteceram”, destacou o piloto que faz sua quinta temporada na Stock Car.

“O Vernay também foi muito bem. Pegou o carro e foi escalando ainda mais. Acho que o resultado é merecimento do trabalho duro da equipe. Obviamente, que temos de investigar algumas coisas, melhorar o carro, mas é assim. Quando a equipe é esforçada, o resultado vem e todos mereceram pelo tanto que eles trabalharam neste último mês”, destacou Suzuki, que no ano passado conquistou seu primeiro pódio na categoria e vem numa crescente na competição.

Salas, que faz sua segunda temporada na Stock, também ficou feliz. No classificatório, ele fez o sétimo tempo entre os titulares, mas na soma com Altuna acabaram caindo para 20º no grid. Ganhar 10 posições foi mais do que o esperado, segundo o piloto do Stock #117.

“Foi um resultado muito bom devido a nossa classificação, que na média não foi muito boa. Foi mais do que o esperado por conta disso, mas sabemos que o carro é rápido e o nosso objetivo é estar entre os 10 mesmo e agora na primeira já conseguimos. Vamos continuar o trabalho e tentar evoluir ainda mais”, destacou o piloto de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Os Gringos
Vernay gostou da primeira experiência na Stock. Campeão francês de F-Renault, vencedor das 24 Horas de Le Mans na GTE-Am, atual campeão do TCR Series, entre outros títulos, o piloto destacou o alto nível da disputa e espera voltar numa próxima oportunidade.

“Gostei muito da experiência e espero fazer essa corrida todo o ano agora. O nível é muito alto e a briga foi grande. A equipe fez um grande trabalho, o carro estava muito bom na corrida. Estar entre os 10 foi incrível e acredito que todos ficaram muito felizes com o resultado”, declarou.

Destaque no Turismo Carretera na Argentina, Altuna também era só alegria após a estreia na Stock Car. “Foi uma corrida difícil, com a chuva. Mas o carro funcionou muito bem. Fizemos uma grande prova. Estou contente com a minha primeira experiência com a equipe e na Stock Car. Gostaria de agradecer a todos da equipe por essa oportunidade e parabeniza-los pelo grande trabalho”, completou.

A próxima etapa da Stock Car será no dia 8 de abril em Curitiba (PR), com o formato de rodada dupla.

Confira os 10 primeiros na etapa de Interlagos:
1 29 D.Serra/J.P.Oliveira Eurofarma RC
2 111 R.Barrichello/F.Albuquerque Full Time Sports
3 90 R.Maurício/F.Nasr Full Time Sports
4 10 R.Zonta/L.Vanthoor Shell V-Power
5 65 M.Wilson/F.Giaffone Eurofarma RC
6 80 M.Gomes/P.Derani Cimed Racing
7 18 A.Khodair/A.Hellmeister Blau Motorsport
8 8 R.Suzuki/J.K.Vernay Bardahl Hot Car
9 117 G.Salas/M.Altuna Bardahl Hot Car
10 12 L.Foresti/J.D’ambrosio Cimed Racing Team