Serão quase quatro meses longe da Stock Car. Por isso, a expectativa é grande para a primeira etapa da temporada 2017 no dia 2 de abril no autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O paulista Sérgio Jimenez e o brasiliense Guga Lima estão bastante motivados para estrear na Hot Car Competições (Bardahl), comandada pelo experiente chefe de equipe Amadeu Rodrigues.

Apesar do trabalho intenso na oficina e dos pilotos na preparação física, o primeiro contato com o Stock Car será só nos treinos extras do dia 30 de março, já em Goiânia. Numa temporada marcada por novidades no regulamento, a equipe Hot Car espera voltar ao pódio e estar entre as melhores colocadas ao longo do ano.

Falando em mudanças, Jimenez e Guga aprovaram o novo sistema do treino classificatório (ele será dividido em três partes: Q1, Q2 e Q3) e a modificação na duração das corridas (duas provas de 40 minutos cada, com abastecimento obrigatório em ambas).

Na primeira parte da definição do grid, os carros entrarão na pista em dois grupos e os 15 melhores passarão adiante. Na segunda tomada, só os seis melhores se classificarão e, no Q3, cada piloto entrará sozinho na pista para uma única volta lançada. Para a corrida 2, a definição do grid será como nos anos anteriores, pela ordem de chegada na primeira prova, com os 10 primeiros invertidos.

“Achei as mudanças bastante positivas. A Stock vem buscando se reinventar, como todas as corridas de automobilismo no mundo, então em 2014, 15, 16, a categoria testou alguns formatos próximos, mas diferentes. Este ano, acho que eles reuniram tudo o que já tivemos para tentar achar o melhor formato, numa tentativa de equalizar mais. Acho que a disputa estará ainda mais próxima”, destaca o experiente Jimenez, de 32 anos, que é de Piedade, interior de São Paulo.

Piloto mais novo do grid, com 20 anos, Guga também se identifica melhor com o formato do novo classificatório. “Achei bem melhor, porque no ano passado eram só três voltas e, como era o meu primeiro ano completo na categoria, era muito difícil pra mim, porque tinha de ir pra pista e virar. No final do ano, eu comecei a me acostumar ao sistema, mas eu prefiro como será agora, um pouco mais longo, com mais voltas. Acho que vai ser bom e vai me dar a chance de me classificar melhor”, acredita.

Os dois estão na contagem regressiva para voltar a acelerar, ainda mais estreando por uma nova equipe. “Estou bastante animado e vamos trabalhar bastante para levar a Hot Car e a Bardahl novamente ao pódio. Sem dúvida, será mais um ano muito competitivo, mas espero que já possamos começar bem”, diz Jimenez, recordista de títulos no kart e com passagem pelas principais categorias do Brasil e do mundo. Este ano, o piloto fará sua quinta temporada completa na Stock Car, onde já tem uma pole position e duas vitórias.

Já Guga terá sua segunda temporada completa na principal categoria do país. Em 2016, o piloto teve três Top-10 e foi o 19º entre 38 pilotos que participaram da competição. O brasiliense vem mostrando evolução desde sua estreia no meio do 2015, quando corria no Brasileiro de Turismo e recebeu o convite para pilotar na Stock Car.

“Estou bastante ansioso depois de um ano de muita evolução em 2016. Consegui aprender muito com o Valdeno (Brito), que era o meu companheiro de equipe e fechei o ano com um resultado muito bom. Isso deixou um ânimo extra para esse começo da temporada. Como estamos parados há muito tempo, estou ‘louco’ para entrar no carro, ‘louco’ para acelerar de novo e fazer o que eu gosto. Este ano, estarei numa nova equipe e não tenho dúvidas de que todos irão trabalhar e se esforçar ao máximo para sempre ter o melhor resultado. Vai ser um ano muito bom também ao lado do Jimenez, que é um piloto que conhece muito do carro, da categoria, então só vem a acrescentar”, completa.

O chefe da equipe Amadeu Rodrigues também está animado. “Vamos equilibrar experiência e juventude e estamos muito confiantes no trabalho de todo o time. Queremos voltar ao pódio e a estar entre as 10 melhores equipes. Fizemos um trabalho de revisão completo nos carros para deixar tudo pronto antes da temporada começar e a expectativa é a melhor possível”, conclui.

Confira a programação para a etapa de Goiânia:

Quinta-feira, dia 30 de março
11 às 12 horas – 1º Treino Coletivo (Grupo 1)
12h05 às 13h05 – 1º Treino Coletivo (Grupo 2)
14h30 às 15h10 – 2º Treino Coletivo (Grupo 1)
15h15 às 15h55 – 2º Treino Coletivo (Grupo 2)

Sexta-feira, dia 31 de março

10h20 às 11h20 – 1º Treino Livre (Grupo 1)
11h25 às 12h25 – 1º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado, dia 1º de abril

8h25 às 9h05 – 2º Treino Livre (Grupo 1)
9h10 às 9h50 – 2º Treino Livre (Grupo 2)
13 às 14h00 – Classificação

Domingo, dia 2 de abril

13 horas – Largada Prova 1
14h10 – Largada Prova 2