Piloto da Hot Car é o 12º na primeira corrida e encerra a etapa com o nono lugar na bateria final. O companheiro Rafa Matos teve a suspensão quebrada logo na primeira prova, após passar pela zebra, e não completou as duas corridas

O paulista Felipe Lapenna, da equipe Hot Car Competições (Bardahl), completou a oitava etapa da Stock Car, realizada neste domingo (dia 14), no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), marcando pontos nas duas corridas. O piloto foi o 12º colocado na primeira prova e encerrou a bateria final em nono. 

O resultado foi bastante comemorado pela equipe, que no classificatório no sábado (13) sofreu com o aumento da temperatura da pista, colocando Lapenna em 26º no grid. A satisfação só não foi completa em virtude dos problemas enfrentados pelo mineiro Rafa Matos, que também tinha grandes chances de fazer uma etapa de recuperação. O piloto cometeu um erro ainda na primeira prova e teve a suspensão traseira danificada ao passar pela zebra. A equipe trabalhou forte para tentar colocar o carro em condições de disputar a segunda prova. Mas o piloto voltou a ter problemas e também abandonou.

Com muitas emoções, alguns acidentes e bastante disputa, o paulista Galid Osman faturou a vitória na prova inicial. O atual campeão Ricardo Maurício foi o vencedor na segunda corrida. Átila Abreu, que foi oitavo e segundo, manteve a liderança da temporada, agora com 145,50 pontos. Dentro de duas semanas, a Stock Car retorna ao Rio Grande do Sul para a nona etapa em Santa Cruz do Sul.

De 26º no grid para os pontos
Lapenna largou em 26º e com um carro consistente foi pra cima, ganhando posições e saindo ileso dos incidentes a sua frente. Cruzou a linha de chegada em 12º, mesma posição que largou na prova seguinte. Com um carro rápido, Lapenna ganhou mais posições e terminou em nono a corrida final.

“Temos carro para andar entre os ponteiros sempre nas corridas. Tínhamos um ritmo muito bom, mas no começo o Alceu (Feldmann) me atrapalhou um pouco, passando reto para eu não conseguir passar, perdi muito tempo. Depois fiz um bom pit stop e meu carro era muito rápido. Consegui chegar no pelotão da frente e ainda fiz uma ultrapassagem na volta final, na reta, passando dois carros sem push (botão de ultrapassagem). Nem eu acreditei”, comemorou.

“Na segunda corrida, foi uma pena o safety car (após o carro de Luciano Burti parar na reta), porque ela acabou sendo curta e eu tinha muito mais push que os outros. Chegamos em nono, mas eu acho que daria para chegar ainda mais à frente”, completou o paulista, que pilota a Stock #110.

Já o mineiro Rafa Matos teve um final de semana complicado com o Stock #2. O piloto até vinha rápido na corrida 1, mas após um erro, teve a suspensão quebrada ao passar pela zebra do autódromo. “Um final de semana para esquecer… Eu vinha em uma prova de recuperação. Já tinha passado o Felipe (Lapenna) e o Alceu (Feldmann) e, infelizmente, cometi um erro na freada da curva 1 e a área de escape lá é cheia de calombos, o que acabou danificando a suspensão do meu carro e não pude continuar na prova”, explicou.

“A equipe fez um bom trabalho, arrumando o carro para a segunda corrida, mas infelizmente o lado direito da suspensão traseira estava avariado e quebrou no meio da corrida e tive de parar. Agora espero em Santa Cruz, onde temos um histórico bom, voltar para a zona de pontuação e andar entre os 10 primeiros”, completou o piloto de Belo Horizonte.

O chefe da equipe Amadeu Rodrigues se dividiu entre os resultados distintos, mas no balanço geral deixou a pista satisfeito. “A classificação foi muito difícil pra gente. Os carros estavam legais, mas algo aconteceu e os tempos não vieram. Mas hoje contamos com a sorte do safety car, fizemos uma estratégia agressiva e o Lapenna ficou em 12º e nono, o que foi muito bom. O Rafa, infelizmente, errou. Ele passou na zebra que é muito alta e danificou a suspensão. Conseguimos reparar o carro para a corrida 2, mas acho que a batida foi muito forte e, quando ele começou a andar, quebrou a suspensão de novo. Estou satisfeito por um lado porque andamos ao lado do Cacá (Bueno), Galid, dos carros rápidos da categoria, de igual para igual e em alguns trechos até melhor. Isso é bom e vamos trabalhar, porque o campeonato não acabou”, analisou.

Veja o resultado das provas deste domingo no Velopark:

Corrida 1
1. Galid Osman (Ipiranga-RCM) – 39 volta em 41min40s928
2. Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 0.420
3. Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 0.821
4. Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 2.347
5. Ricardo Zonta (RZ Motorsport) – a 2.575
6. Max Wilson (Eurofarma RC) – a 2.695
7. Allam Khodair (Full Time Sports) – a 4.383
8. Átila Abreu (Mobil Super Racing) – a 4.994
9. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 6.460
10. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 8.071
11. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) – a 8.504
12. Felipe Lapenna (Hot Car Sports) – a 8.979
13. Antonio Pizzonia (Prati-Mico’s Racing) – a 8.999
14. Denis Navarro (Voxx Racing Team) – a 9.293
15. Diego Nunes (C2 Team) – a 9.559
16. Gabriel Casagrande (C2 Team) – a 10.929
17. Vitor Genz (Boettger Competições) – a 11.793
18. Bia Figueiredo (ProGP) – a 12.379
19. Rafael Suzuki (ProGP) – a 14.038
20. Popó Bueno (Shell Racing) – a 1 volta
21. Lucas Foresti (RC3 Bassani) – a 1 volta
22. Vicente Orige (Boettger Competições) – a 1volta
23. Alceu Feldmann (Hanier Racing) – a 1 volta
24. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) – a 3 voltas
25. Valdeno Brito (Shell Racing) – a 8 voltas
26. Marcos Gomes (Schin Racing Team) – a 8 voltas
Não completaram 75% da prova
27. Tuka Rocha (RZ Motorsport) 
28. Luciano Burti (Vogel Motorsport) 
29. Julio Campos (Prati-Mico’s Racing)
30. Felipe Fraga (Vogel Motorsport) 
31. Fabio Fogaça (Schin Racing Team) 
32. Nonô Figueiredo (Mobil Super Racing) 
33. Rafa Matos (Hot Car Competições) 
*Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

Corrida 2
1. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – 18 volta em 21min02s330
2. Átila Abreu (Mobil Super Racing) – a 0.708
3. Allam Khodair (Full Time Sports) – a 0.926
4. Max Wilson (Eurofarma RC) – a 1.864
5. Ricardo Zonta (RZ Motorsport) – a 2.427
6. Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 2.793
7. Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 3.054
8. Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 3.438
9. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 3.702
10. Antonio Pizzonia (Prati-Mico’s Racing) – a 4.027
11. Denis Navarro (Voxx Racing Team) – a 5.381
12. Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 6.276
13. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) – a 6.813
14. Diego Nunes (C2 Team) – a 7.204
15. Bia Figueiredo (ProGP) – a 7.634
16. Vitor Genz (Boettger Competições) – a 7.942
17. Gabriel Casagrande (C2 Team) – a 8.160
18. Rafael Suzuki (ProGP) – a 8.381
19. Nonô Figueiredo (Mobil Super Racing) – a 8.954
20. Popó Bueno (Shell Racing) – a 9.566
21. Julio Campos (Prati-Mico’s Racing) – a 9.627
22. Tuka Rocha (RZ Motorsport) – a 1 Volta
23. Alceu Feldmann (Hanier Racing) – a 1 Volta
24. Fabio Fogaça (Schin Racing Team) – a 1 Volta
25. Lucas Foresti (RC3 Bassani) – a 1 Volta
26. Vicente Orige (Boettger Competições) – a 1 Volta
27. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) – a 1 Volta
28. Felipe Fraga (Vogel Motorsport) – a 1 Voltas
29. Luciano Burti (Vogel Motorsport) – a 6 Voltas
30. Raphael Matos (Hot Car Competições) – a 10 Voltas
*Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

Classificação do campeonato (após oito etapas – top-10): 
1. Atila Abreu 145,5 pontos
2. Rubens Barrichello 139
3. Cacá Bueno 127
4. Sergio Jimenez 121
5. Thiago Camilo 106,5 
6. Ricardo Maurício 101,5 
7. Julio Campos 98,5
8. Valdeno Brito 98
9. Max Wilson 95
10. Antonio Pizzonia 92,5
20. Felipe Lapenna, 45
22. Rafa Matos, 41

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Kaiobá e Belvitur.