No retorno às disputas em rodada dupla, a equipe paulista quer espantar a má fase e voltar a brigar por lugares no top-10. A sexta etapa, no Autódromo Zilmar Beux, terá transmissão ao vivo do canal SporTV

A 36ª temporada da Stock Car chega a sua metade neste fim de semana em Cascavel. A sexta etapa de 2014 vai acontecer entre os dias 15 e 17 no Autódromo Zilmar Beux, no oeste paranaense. A prova marca também o retorno da disputa em formato de rodada dupla, umas das novidades implementadas neste ano, fato que tem trazido muitas emoções às corridas. Na equipe paulista Hot Car Competições (Bardahl) a expectativa é boa. O elenco quer espantar a má fase e ir à busca da recuperação na tabela de classificação. A programação da etapa começa nesta sexta-feira (15) com treinos extras e livres. No sábado (16), é o dia da definição do grid às 14h, com exibição ao vivo do SporTV. No domingo (17) serão realizadas as duas corridas da etapa. As provas serão mostradas ao vivo pelo canal SporTV, a partir das 11h de domingo.

Para Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car, a disputa em Cascavel será importante para que o time retorne ao top-10 da classificação de pilotos. Para isso, segundo o comandante, é importante fugir dos acidentes e ir para cima para buscar a pontuação.

“Cascavel é uma pista desafiadora e que eu, particularmente, gosto bastante. Apesar de alguns problemas, que impediram um bom resultado do Rafa no ano passado, além das condições de tempo, com chuva em um grupo e no outro não (durante a sessão de classificação), acredito que faremos um bom trabalho na prova deste ano. É muito importante também que os pilotos não se envolvam em batidas, pois nas duas últimas etapas poderíamos ter conseguido resultados bem melhores se não fossem esses acidentes. Nossa posição no campeonato está muito abaixo do que temos demonstrado em termos de performance, e pra mim é uma questão de honra estar entre os dez melhores, e vamos trabalhar para isso. Após a etapa de Goiânia, verificamos todas as peças dos carros e os dois estão muito bons. Também testamos o motor do carro do (Felipe) Lapenna, que teve problemas na última etapa, e achamos uma solução. Então, vamos pra cima e será muito importante pontuar com os dois carros”, enfatiza Rodrigues.

Rafa Matos afirma que esse é o momento de levantar a cabeça e pensar no campeonato para avançar na tabela. O mineiro está confiante em bons resultados para a equipe Hot Car.

“Estou muito empolgado com o retorno a Cascavel. É uma pista de alta, onde meu estilo de guiar encaixou muito bem. Tanto no seco, como na chuva sempre estive rápido, e me senti bem no circuito, apesar de no ano passado não termos conseguido um resultado tão expressivo. Temos um novo pessoal de engenharia na equipe, e agora vamos provar um pouco dessa receita nova no nosso carro. Na Corrida do Milhão tivemos um resultado bem difícil e temos que pensar em pontuar com os dois carros. A equipe deve estar unida e não podemos baixar a cabeça. Vamos seguir olhando para frente no campeonato, pois estamos na metade da temporada e precisamos trabalhar duro. Espero grandes resultados neste fim de semana”, observa o mineiro de Belo Horizonte.

Felipe Lapenna, que como outros pilotos do grid, tem sofrido com problemas no câmbio, anima-se com a realização de treinos extras para testar e melhorar o equipamento. O paulista do Stock #110 espera por um fim de semana, mais tranquilo para poder buscar os resultados.

“Na última etapa, tive problemas no câmbio e no motor e perdi muito tempo dos treinos. Para Cascavel, com um motor revisado, espero que possamos ter uma etapa mais tranquila, e que tudo dê certo. Sem esses contratempos, acredito que a Hot Car vai me entregar um carro competitivo para ficar entre os 15 melhores na corrida 1. E, assim, poderei brigar pelo top-5 na segunda corrida”, analisa Lapenna.

Sexta-feira de treinos extras para testes no novo câmbio
Em Cascavel, a programação da Stock Car vai começar mais cedo. Acostumados a irem para a pista somente na sexta-feira à tarde, no circuito Zilmar Beux, no entanto, os pilotos vão começar a acelerar na manhã da sexta (15). Isso porque a categoria vai realizar dois treinos extras de 40 minutos, com objetivo de encontrar melhorias e soluções para uma das novidades da temporada 2014: o câmbio eletrônico. O modelo “paddle shift”, que permite o acionamento para troca de marchas com toques em “borboletas” atrás do volante, fabricados pela Magnetti Marelli, substituiu o modelo sequencial por alavancas. Mas a novidade ainda está passando por uma fase de adaptação, fazendo com que pilotos e equipes quebrem a cabeça em busca de soluções e respostas.

Amadeu Rodrigues vê com bons olhos a realização de testes específicos e espera que os problemas sejam resolvidos. “Em Cascavel teremos o teste do câmbio na sexta-feira pela manhã. Será muito importante que a Magneti Marelli resolva os problemas que têm acontecido. Porque uma hora falha, outra hora não falha, às vezes um carro de uma equipe tem o problema, o outro não tem. Então, será muito importante que se chegue a uma decisão e seja escolhido para todos, um mesmo pacote do software, pois temos na categoria amortecedores iguais, molas iguais, câmbios iguais, então acredito que com o software não deva ser diferente. Espero que encontrem o melhor pacote para todo mundo e que seja único”, encerra o chefe da equipe Hot Car.

Programação da Stock Car em Cascavel:
Sexta-feira, dia 15:

09h40-10h00 – 1o Treino Extra (Grupo 1)
10h10-10h30 – 1o Treino Extra (Grupo 2)
12h00-12h20 – 2o Treino Extra (Grupo 1)
12h30-12h50 – 2o Treino Extra (Grupo 2)
15h30-16h10 – 1o Treino Livre (Grupo 1)
16h20-17h00 – 1o Treino Livre (Grupo 2)

Sábado, dia 16:
09h20-10h20 – 2o Treino Livre (Grupo 1)
10h30-11h30 – 2o Treino Livre (Grupo 2)
14h00-15h00 – Classificação (ao vivo no SporTV)

Domingo, dia 17 – as duas corridas ao vivo no SporTV
11h00 – Largada Corrida 1 Stock Car (40 minutos + 1 volta)
12h13 – Largada Corrida 2 Stock Car (20 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato (após cinco etapas – top-10):
1. Átila Abreu 76
2. Thiago Camilo 72
3. Julio Campos 71
4. Rubens Barrichello 69
5. Sergio Jimenez 68
6. Cacá Bueno, Marcos Gomes 64
8. Valdeno Brito, 62
9. Antonio Pizzonia 57
10. Felipe Fraga 55
15. Raphael Matos e Daniel Serra, 38
27. Felipe Lapenna, 19

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Kaiobá e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845 / 3473.4841
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br