Pilotos da equipe Hot Car Competições tiveram um domingo difícil. Consolo foi a melhor volta de Rafa Matos na primeira prova

A quarta etapa da temporada 2014 da Stock Car, disputada neste domingo (1) no autódromo internacional de Goiânia (GO), não teve o resultado esperado para a dupla da equipe Hot Car Competições (Bardahl). O mineiro Rafa Matos e o paulista Felipe Lapenna foram “vítimas” dos acidentes que marcaram as largadas das duas corridas e ficaram de fora do Top-10. Na corrida 1, a vitória ficou com o estreante Felipe Fraga. Na prova final e mais curta, o paulista Thiago Camilo levou a melhor. Mas a liderança do campeonato está agora com o paulista Marcos Gomes, com 64 pontos.

Com sol e as arquibancadas lotadas, o público goiano viu duas corridas com muita emoção. A primeira delas começou com uma forte batida, que destruiu a traseira do carro do piloto Popó Bueno e provocou a entrada do Safety Car. Felizmente o piloto nada sofreu, mas outros carros acabaram se envolvendo na confusão. Entre eles, os de Matos e Lapenna, que largaram da nona fila.

Matos levou um toque atrás, que quebrou a roda traseira esquerda e furou o pneu. Foi obrigado a parar nos boxes para a troca. Já Lapenna levou um toque de leve, mas suficiente para entortar a asa traseira e obrigar o piloto a parar para a troca. Os dois voltaram pra pista e ainda marcaram pontos, com Matos cruzando a linha de chegada em 17º e Lapenna em 19º, posições que ocuparam na largada da corrida 2. Rafa ainda anotou a melhor volta da prova, com 1min23s786, comprovando a boa performance do carro.

Sem chances na corrida 1, a dupla apostou as fichas na prova final. Mas Matos logo abandonou ao ser acertado ainda na curva 2, após a largada. Lapenna chegou a estar na sétima posição, mas sofreu com problemas nos freios e, nas voltas finais, quando era o nono, ficou sem combustível, cruzando a linha de chegada em 15º.

“Na corrida 1, eu larguei bem, com calma e bem consciente para fazer a primeira curva sem me envolver em algum acidente. Mas alguém tocou na minha asa traseira e ela acabou ficando pra baixo. Tive de parar para trocar e, com uma parada a mais no box, cheguei em 19º”, explicou Lapenna.

“Na segunda prova, fiz uma ótima largada e cheguei a estar em sétimo. Foi quando comecei a ter problemas com o freio. Perdi algumas posições, mas daria para ter terminado em nono. Só que acabou meu combustível na última volta e perdi todas as posições. Foi um final de semana para esquecer, mas vamos pra próxima. Agora teremos dois meses para se concentrar e pensar no que fazer para evoluirmos mais. Precisamos largar mais à frente e vamos trabalhar bastante para fazer uma ótima tomada de tempo na próxima corrida que também será aqui”, concluiu o piloto do carro #110.

Matos, que vinha de um pódio na etapa de Brasília (DF), também ficou chateado. “Foi um final de semana de aprendizado, mas infelizmente o resultado não refletiu a nossa performance. O meu consolo foi ter feito a melhor volta na primeira corrida, o que comprava que nosso carro estava bem rápido. Mas, infelizmente, eu levei um toque na largada, que quebrou a minha roda traseira esquerda e causou um furo no pneu, comprometendo a minha corrida. Na segunda prova, fizeram um ‘sanduíche’ com o meu carro, logo na segunda curva, e danificou bastante, me obrigando a parar”, declarou o mineiro de Belo Horizonte. 

“Fica mais uma lição pra gente, já que tudo isso foi fruto de termos largado lá atrás. Achamos a performance do carro durante a corrida e vamos transferir para a próxima etapa aqui. Mas será muito importante melhorar a nossa classificação”, completou Matos, que pilota o Stock #2.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, também quer aproveitar os dois meses sem corridas para acertar alguns pontos importantes para as oito etapas que ainda restam na temporada. “Fomos prejudicados pelos acidentes, que acabaram com as nossas corridas hoje. E, infelizmente, na última volta da corrida 2, o carro da Lepanna deu falta de combustível, o que considero um erro inadmissível. Vamos mudar algumas estratégias com relação ao controle de consumo de combustível, fazer de outra forma, pois da maneira que está sendo feita, não está dando certo, pois já passamos por isso na etapa de Santa Cruz (RS). Alguma coisa está errada e vamos mudar isso. Vamos aproveitar essa parada para mudar o procedimento”, finalizou.

A Stock Car volta a ser disputada no dia 3 de agosto, novamente em Goiânia, com a Corrida do Milhão. 

Os resultados das provas deste domingo em Goiânia (Top-10):

Corrida 1
1º) Felipe Fraga, Vogel Motorsport, 42:07.945
2º) Átila Abreu, Mobil Super Racing, a 4.431
3º) Ricardo Mauricio, Eurofarma RC, a 5.882
4º) Diego Nunes, C2 Team, a 7.530
5º) Denis Navarro, Voxx Racing, a 7.651
6º) Allam Khodair, Full Time Competições, a 14.279 
7º) Marcos Gomes, Schin Racing Team, a 17.747
8º) Luciano Burti, Vogel Motorsport, a 23.455 
9º) Rubens Barrichello, Full Time Competições, a 28.283
10º) Thiago Camilo, RCM, a 33.116
17º) Rafa Matos, Hot Car, a 1min23s304
19º) Felipe Lapenna, Hot Car, a 1 volta

Corrida 2
1º) Thiago Camilo, RCM, 22:45.810
2º) Rubens Barrichello, Full Time Competições, a 3.989
3º) Julio Campos, Prati-Mico’s Racing, a 14.512
4º) Luciano Burti, Vogel Motorsport, a 15.017
5º) Valdeno Brito, Shell Racing, a 16.924
6º) Sergio Jimenez, Voxx Racing, a 17.573 
7º) Antonio Pizzonia, Prati-Mico’s Racing, a 17.827
8º) Cacá Bueno, Red Bull Racing, a 22.108
9º) Vitor Genz, Boettger Competições, a 26.709
10º) Max Wilson, Eurofarma RC, a 30.654
15º) Felipe Lapenna, Hot Car, a 37s951
Rafa Matos, Hot Car, abandonou

Classificação do campeonato (após quatro etapas – Top-10): 
1. Marcos Gomes 64 pontos
2. Valdeno Brito 62
3. Átila Abreu 59
4. Sergio Jimenez 58
5. Julio Campos 55
6. Thiago Camilo 52
7. Cacá Bueno 51
8. Felipe Fraga 49
9. Rubens Barrichello 45
10. Antonio Pizzonia 42
14.Rafa Matos 38
25. Felipe Lapenna 19

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.