Após bom rendimento em Sta. Cruz do Sul, os pilotos Rafa Matos e Felipe Lapenna estão otimistas para conquistar bons resultados no Distrito Federal. As provas no domingo terão transmissão ao vivo do SporTV às 12h30

Neste fim de semana (dias 26 e 27), Brasília (DF) recebe a terceira etapa da temporada 2014 da Stock Car. Pela primeira vez, o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet vai ser palco do novo formato da categoria, com uma etapa em rodada dupla. O bom desempenho apresentado na disputa em Santa Cruz do Sul (RS), há duas semanas, anima a equipe Hot Car Competições (Bardahl), que desembarca na capital federal em busca da primeira vitória de sua história.

A programação começa na sexta-feira (25) com um shakedown e os treinos livres. No sábado (26) os pilotos voltam à pista para mais uma sessão de ensaios, e também para a classificação, que acontece às 14h com transmissão ao vivo do SporTV. No domingo (27), a primeira corrida terá a largada às 12h30, e a segunda prova será na sequência, às 13h45. As duas disputas serão exibidas ao vivo no SporTV.

Confiante em repetir a dose, mas desta vez, com resultados ainda melhores, Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car, acredita que a estratégia será ainda mais importante nesta etapa.

“Nossos carros se mostraram muito rápidos em Santa Cruz. Agora, vamos tentar nos classificar bem e fazer duas boas corridas em Brasília. A estratégia vai ser diferenciada, porque além do consumo maior de pneus neste asfalto, o bocal do carro para o reabastecimento nesta pista – que é no sentido horário – fica do lado direito e cabe menos combustível, então tem que ser diferente do que foi em Santa Cruz, que era no sentido anti-horário, e o bocal estava do outro lado – que tem um cano de 1,80m que leva o combustível até o tanque e consegue armazenar até quatro litros a mais. Estou confiante e queremos repetir a dose, mas desta vez terminando com resultados positivos em ambas as provas. A estratégia vai ter de ser decidida a cada volta. Se tiver safety car é uma, se ele demorar pra sair é outra, se não tiver é uma terceira e por aí vai. A decisão vai ser no decorrer da primeira corrida”, considera o comandante.

Rafa Matos, que ficou em sétimo na primeira corrida de Santa Cruz e que liderou praticamente toda a corrida 2, mas acabou sem combustível a duas voltas do fim, está animado para a disputa em Brasília, local onde fez sua estreia na Stock Car, em 2012.

“Acho que Brasília vai ser muito bom. Vamos testar alguns acertos diferentes do que vínhamos usando no passado, baseado no que aprendemos no carro na última corrida. Brasília é uma pista que tem alguma similaridade com a de Santa Cruz, o que acho que é bem positivo, pois tivemos um carro muito bom lá. Acredito que teremos novamente um equipamento competitivo nas corridas, e estou bem empolgado. Santa Cruz trouxe uma energia boa para toda a equipe, e apesar de a gente não ter consolidado o resultado, todos estão animados e bem felizes, e isso certamente vai trazer bons fluídos e consequentemente bons resultados para o time. Vamos continuar trabalhando duro, tentando ser o mais detalhista possível com relação à nossa performance, com objetivo de melhorar sempre”, comenta o piloto de Belo Horizonte.

O companheiro de equipe, Felipe Lapenna, compartilha da mesma opinião e quer aproveitar o bom momento do time para buscar um bom resultado na pista brasiliense.

“Eu e a equipe estamos muito felizes, pois em Santa Cruz encontramos um bom acerto para os carros. Sabemos que nosso equipamento ainda não é tão bom no classificatório, mas os carros são bem rápidos nas corridas. Em Brasília, vamos com tudo, estou bem animado. Temos que trabalhar para fazer uma boa tomada de tempos, porque neste novo formato é importante chegar entre os top-10, na primeira corrida, para ter chances na segunda. A pista de Brasília é abrasiva e vamos precisar poupar pneus e ter uma boa estratégia de pit stop, mas sabemos que neste formato, a estratégia é traçada volta a volta”, declara o dono do carro #110, que ficou em nono na corrida 1 da última etapa.

Entenda o novo formato
Em vez de uma corrida, o domingo terá duas corridas da Stock Car. A primeira, é mais longa e vale mais pontos. São 40 minutos e mais uma volta. Os 20 primeiros pontuam, sendo 24 pontos para o vencedor, 20 para o segundo, 18 para o terceiro, 17 para o quarto, assim sucessivamente, até o 20º, que marcará um ponto. Há um pit stop obrigatório para a troca de pelo menos um pneu, em janela determinada pela direção de prova. O abastecimento é opcional, e depende da estratégia de cada equipe.

Já a segunda corrida, acontecerá apenas 35 minutos depois do final da primeira. A ordem de largada será definida pelo resultado da corrida 1, e os dez primeiros colocados terão suas posições invertidas no grid. A disputa terá duração de 20 minutos e mais uma volta. Os 14 primeiros marcam pontos, distribuídos da seguinte forma: 15 para o primeiro, 13 para o segundo, 12 para o terceiro, e assim sucessivamente, até o 14º.

Confira a programação completa da terceira etapa em Brasília:
Sexta-feira – 25 de abril

15h40 às 15h50 – Shakedown
16h00 às 16h40 – 1o Treino Livre (Grupo 1)
16h50 às 17h30 – 1o Treino Livre (Grupo 2)

Sábado – 26 de abril
9h0 às 10h – 2o Treino Livre (Grupo 1)
10h10 às 11h10 – 2o Treino Livre (Grupo 2)
14h às 15h – Classificação

Domingo – 27 de abril
10h15 às 11h15 – Visitação Boxes

Corrida 1
12h33 – Largada (40 min de prova + 1 volta )

Corrida 2
13h48 – Largada (20 min de prova + 1 volta )

Classificação do campeonato (após duas etapas – top 10):
1 – Sérgio Jimenez e Valdeno Brito – 37
3 – Marcos Gomes – 36
4 – Cacá Bueno – 31
5 – Antonio Pizzonia – 25
6 – Daniel Serra – 23
7 – Tuka Rocha – 22
8 – Galid Osman – 19
9 – Ricardo Mauricio – 17
10 – Átila Abreu – 15
11 – Raphael Matos e Ricardo Zonta – 14
15 – Felipe Lapenna e Popó Bueno – 12

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845 / 3473.4841
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br