Depois de ser o mais rápido na categoria LMPC (protótipos Oreca-Chevrolet V8) nos testes preparatórios de novembro, Rafa Matos (Bardahl/IMM Impermeabilizações/Ativas/Symantec/Belvitur) está de volta a Daytona para o Roar before the Rolex, o evento de três dias que abre a temporada e a preparação para as 24h, primeira etapa do United Sportscar Championship (USCC).

De sexta-feira a domingo, ele comandará o carro 38 da Performance Tech Motorsports com uma missão específica: encontrar um acerto ideal para os outros quatro integrantes do time. O mais interessante é que dois deles serão brasileiros e farão sua estreia nesta que é uma das mais tradicionais provas da endurance mundial: o experiente paranaense Júlio Campos, piloto da Stock Car, a exemplo de Rafa, e Gabriel Casagrande, uma das revelações do automobilismo brasileiro. Os norte-americanos John Browson e Charlie Shears completarão o quinteto.

“Serei o primeiro a entrar na pista para avaliar como está o carro em relação ao teste anterior, buscar os ajustes necessários e deixar o equipamento em condições ideais para o Júlio e o Gabriel se adaptarem rapidamente. Fico feliz por tê-los trazido para a equipe – o Júlio é meu amigo desde os tempos do kart, duelamos na F-Júnior e moramos juntos quando vim para os EUA, e o Gabriel é um menino de muito talento, que vai ganhar uma bagagem imensa para estrear na Stock”.

Antes mesmo de ganhar a pista, Rafa mostra otimismo para a prova do dia 26 – venceu a edição de 2008 com um Mazda GT – embora consciente de que não é fácil triunfar em um evento tão exigente. “Normalmente são 23 horas de sobrevivência e uma de ataque; o principal é evitar os acidentes, contar com um bom trabalho nos boxes e um equipamento resistente e confiável”.

Texto:
Rodrigo Gini
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