Macaco pneumático travou e fez piloto perder muito tempo nos boxes, o que o impediu de buscar mais um Top-10. O companheiro Wellington Justino largou bem, mas abandonou após a quebra da manga de eixo. Ricardo Zonta venceu e faturou o prêmio milionário e Ricardo Maurício sagrou-se bicampeão

Como na final de 2012, a Corrida do Milhão, neste domingo (15), no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, foi novamente cheia de emoções. Com quatro pilotos na briga pelo título, o paulista Ricardo Maurício levou a melhor e faturou seu bicampeonato na Stock Car, somando 218 pontos. O paranaense Ricardo Zonta conquistou o prêmio milionário, ao cruzar a linha de chegada em primeiro, com Maurício logo atrás e Cacá Bueno, em terceiro. 

Com Daniel Serra, outro postulante ao título, de fora da disputa logo no começo, com um problema no carro, o título parecia ir para as mãos de Thiago Camilo. O piloto era o líder nas voltas finais, mas perdeu posições numa briga com Maurício e terminou em sexto, ficando com o vice-campeonato (215 pontos).

Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), Rafa Matos tinha tudo para terminar entre os top-10, mas um problema no pit stop deixou o piloto na 18ª posição. Na parada obrigatória para reabastecimento e troca de pneus, o macaco pneumático travou e o carro demorou para ser levantado. O companheiro Wellington Justino teve menos sorte ainda. Um toque na largada quebrou a manga do eixo da suspensão traseira e o piloto ficou de fora ainda nas primeiras voltas.

“Foi uma pena. Todos na equipe queríamos fechar o ano com chave de ouro, mas não deu. O carro tinha uma performance muito boa no começo e eu andava no mesmo ritmo dos líderes. Estava fazendo uma corrida de recuperação, ganhei algumas posições, cheguei a andar em nono, economizando o máximo de push (acionamento do botão de ultrapassagem) para o final da corrida e também conservando os pneus, porque o desgaste estava excessivo hoje”, comentou o mineiro Rafa Matos, que encerrou sua temporada de estreia em 13º, com 84 pontos. Foram cinco top-10 e o piloto só não marcou pontos em duas provas. O melhor resultado foi o sexto lugar nas ruas de Ribeirão Preto, em São Paulo.

“Infelizmente, houve esse problema no macaco pneumático do carro, o que nunca aconteceu aqui na Hot Car. Fiquei muito chateado, mas faz parte de corrida. A gente tem que levantar a cabeça, pois fizemos um belo campeonato e a equipe está de parabéns, pois não tive nenhum problema mecânico o ano inteiro. Realmente é o momento de parar e refletir no que temos de trabalhar para o próximo ano, porque no ano que vem acho que teremos coisas maiores e melhores”, completou o piloto do Stock #2.

Justino também lamentou ter ficado de fora logo no começo. “Na largada, sempre tem muito toque e quebrou a manga de eixo, provavelmente após uma batida na minha roda traseira direita. Foi uma pena, porque eu larguei bem, já estava em 23º. Mas foi um ano de aprendizado e agora é pensar no ano que vem e o que fazer para melhorar”, finalizou o piloto do carro #26.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, também fez sua análise da prova. “Não conseguimos ir tão bem no classificatório, mas sabíamos que tínhamos um bom carro para a prova. E, realmente, vinha dando tudo certo. No pit stop do Rafa, a ferramenta que levanta o carro travou e a gente perdeu nossas chances ali. Foi uma judiação, mas deu para ver que estávamos competitivos e vamos tentar brigar por melhores resultados no ano que vem. Já no caso do Wellington, a manga quebrou e ele não teve condições de continuar na corrida”, encerrou o comandante do time.

A temporada 2014 da Stock Car terá início no dia 23 de março, também em Interlagos.

Run Stock Car

Na corrida de rua a pé, disputada no sábado (14), em Interlagos, a equipe Hot Car / Bardahl fez bonito com as atletas Michelly Gasparette Britto, Rachel Scalzo Silva, Simone de Lauro Voltolino e Clarissa Pereira.

Simone, que é sobrinha do chefe de equipe Amadeu Rodrigues, terminou em 13º no feminino entre as 68 atletas que completaram a prova de 8 km. Rachel ficou em 47º e Clarissa terminou em 55º. Na prova de 4 km, Michelly ficou em 54º entre as 110 participantes.

“A prova foi sensacional! Mas bem puxada. As subidas não foram nada fáceis, mas adorei o desafio. Terminei super bem. Inteira e feliz por fazer um bom tempo para este tipo de pista e por estar totalmente recuperada de uma lesão”, declarou Simone, que nunca havia corrido num autódromo, e completou a prova em 45min40.

Veja o resultado completo: http://www.minhasinscricoes.com.br/runstockcarsaopaulo/2013/

Resultado da Corrida do Milhão:

1. Ricardo Zonta (BMC Racing), 30 voltas em 51min46s059, média de 150,00 km/h
2. Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 0s707
3. Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 1s536
4. Allam Khodair (Vogel Motorsport), a 1s688
5. Max Wilson (Eurofarma RC), a 4s458
6. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 4s698
7. Luciano Burti (Boettger Competições), a 15s715
8. Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 18s782
9. Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), a 18s797
10. Valdeno Brito (Shell Racing), a 23s636
11. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), a 24s813
12. Ricardo Sperafico (Officer ProGP), a 26s104
13. Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 31s111
14. Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 32s645
15. Bruno Senna (Shell Racing), a 35a056
16. Felipe Lapenna (Hanier Racing), a 36s910
17. Duda Pamplona (Officer ProGP), a 36s693
18. Rafa Matos (Hot Car Competições), a 46s148
19. Rodrigo Sperafico (Prati-Mico’s Racing), a 55s653
20. Fábio Fogaça (Vogel Motorsport), a 1min09s534
21. Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 1min10s688
22. Popó Bueno (Shell Racing), a 1min13s137
23. Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 1min15s752
24. David Muffato (Carlos Alves Competições), a 1min19s347
25. Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 1min24s602
26. Vitor Genz (Gramacho Competições), a 1min37s893
27. Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 3 voltas
28. Tuka Rocha (BMC Racing), a 3 voltas
29. Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), a 10 voltas
30. Diego Nunes (RC3 Bassani), a 10 voltas
31. Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 10 voltas
32. Daniel Serra (Red Bull Racing), a 22 voltas
33. Julio Campos (Prati-Mico’s Racing), a 25 voltas
34. Wellington Justino (Hot Car Competições), a 27 voltas
35. Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), a 29 voltas


Classificação do Campeonato após 12 etapas (top-10):
1. Ricardo Maurício, 218
2. Thiago Camilo, 215
3. Cacá Bueno, 196
4. Daniel Serra, 181
5. Max Wilson, 163
6. Valdeno Brito, 152
7. Ricardo Zonta, 144
8. Rubens Barrichello, 118
9. Sergio Jimenez, 107
10. Marcos Gomes, 102
13. Rafa Matos, 84
32. Wellington Justino, 8

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes, Belvitur e Sienna Motors.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr 

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula 
Tel. 11 3473.4845 / 3473.4841
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br 
www.fgcom.com.br