Piloto andou grande parte da prova em terceiro lugar e ficou próximo de seu primeiro pódio na categoria. Mas um toque nos metros finais acabou com as chances do piloto. O goiano Wellington Justino também ficou fora da zona de pontos em Salvador

O chefe da equipe Hot Car Competições (Bardahl), Amadeu Rodrigues, resumiu muito bem o final de semana do mineiro Rafa Matos no circuito de rua de Salvador, palco da 4ª etapa da temporada 2013 da Stock Car: “Foi um final de semana perfeito, até a última volta”.

Matos, que largou em quinto neste domingo (19), ficou grande parte da prova em terceiro lugar. Mas um toque do piloto Átila Abreu (que foi punido) nos metros finais, acabou com as chances do piloto do carro #2. O companheiro Wellington Justino também encerrou a etapa sem pontuar, na 22ª posição.

A vitória ficou com o paulista Ricardo Maurício, que assumiu a liderança do campeonato, com 80 pontos. Rubens Barrichello chegou em segundo e subiu ao pódio pela primeira vez na Stock Car. O paulista Thiago Camilo terminou em terceiro.

Brasília, no Distrito Federal, recebe em 15 dias a próxima etapa da categoria.

Uma prova dramática

A etapa do GP Bahia foi de tirar o fôlego e, para muitos, um teste cardíaco. A chuva, como previsto, começou a cair cedo no circuito de rua montado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Sem condições seguras na pista, a prova chegou a ter a sua largada atrasada em 50 minutos. Ainda com pista molhada e condições instáveis, a etapa começou com Safety Car. Com algumas rodadas e batidas, o carro de segurança apareceu mais algumas vezes durante a prova e foi determinante quando entrou nas voltas finais para a vitória de Maurício.

Com o chove e para, alguns pilotos arriscaram e fizeram uma parada nos boxes para a troca dos pneus de chuva por slick. E, no final, com a pista praticamente seca, estavam bem mais rápidos. Apenas Maurício, que liderava, Barrichello, que era o segundo, e Rafa Matos, em terceiro, continuavam com os compostos de chuva entre os ponteiros, quando houve um acidente com Ricardo Zonta e que determinou a última entrada do Safety Car nos minutos finais.

A prova teve a relargada para a última volta. Rafa foi superado por Camilo e Cacá Bueno, que estavam com pneus slick, e nos metros finais levou um toque de Átila Abreu. Sem controle do carro, o piloto rodou e bateu. Sem conseguir cruzar a linha de chegada, terminou em 26º.

“O final de semana foi perfeito até a última curva. Estava muito feliz com a performance do carro na corrida. Tomamos todas a decisões corretas para o acerto do carro e vinha cumprindo a estratégia de não me envolver em acidente no começo, porque a situação estava bem difícil. Guardei vários push to pass para me proteger e tentar um eventual ataque ao Rubens, mas fui tocado na última curva, o que arruinou a nossa corrida”, lamentou o ex-piloto da Fórmula Indy. 

Após a prova, Átila Abreu, que havia terminado em quinto, foi punido com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final e caiu para 23º. “Espero que a categoria veja duas coisas: toques propositais e pilotos que estão uma volta atrás e se colocam na briga dos ponteiros”, frisou. “No mais, foi uma briga limpa entre o Rubinho, eu e o Ricardo e espero que aconteça mais vezes na temporada”, continuou Matos.

O mineiro segue animado para a etapa de Brasília, no dia 2 de junho. Em 2012, Rafa fez a prova como convidado. “Foi a minha estreia no ano passado e estou bem empolgado para voltar a correr lá”, completou. 

O goiano Justino ficou a duas posições de voltar a marcar pontos. Largando em 32º, o piloto tentou uma corrida de recuperação e acredita que deveria ter arriscado na estratégia e colocado pneus slick. “O carro era rápido no começo e estava legal. Mas a pista foi secando, o pneu foi acabando e ficou impossível de guiar. Pensei em trocar os pneus para slick, mas ficamos na dúvida, porque o tempo estava instável, mas agora é pensar em Brasília”, relatou Justino, que já venceu na pista da capital federal na Stock Car Light. “Gosto do circuito e quem sabe lá as coisas dão mais certo pra gente”.

Resultado do GP Bahia:

1 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – 26 voltas em 42min31s159
2 – Rubens Barrichello – Full Time Competições – Chevrolet – a 0s853
3 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 1s055
4 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 1s261
5 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 5s220
6 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 5s484
7 – Marcos Gomes – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 6s042
8 – Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – a 8s286
9 – Popó Bueno – Shell Racing – Peugeot – a 8s933
10 – Felipe Lapenna – Hanier Racing – Peugeot – a 10s526
11 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 11s512
12 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 12s487
13 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 13s560
14 – Tuka Rocha – BMC Racing – Chevrolet – a 13s878
15 – Alceu Feldmann – Full Time Competições – Chevrolet – a 14s111
16 – Fábio Fogaça – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 14s945
17 – Allam Khodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 15s220
18 – Victor Genz – Gramacho Competições – Peugeot – a 15s476
19 – Rodrigo Sperafico – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 15s847
20 – Diego Nunes – RC3 Bassani – Peugeot – a 16s784
21 – Lico Kaesemodel – Boettger Competições – Peugeot – a 19s021
22 – Wellington Justino – Hot Car Competições – Chevrolet – a 21s496
23 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 23s331
24 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 27s568
25 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 32s789
26 – Rafa Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 1 volta
27 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – a 1 volta
28 – Ricardo Zonta – BMC Racing – Chevrolet – a 5 voltas
29 – David Muffato – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 7 voltas
30 – Rodrigo Pimenta – Gramacho Competições – Peugeot – a 8 voltas
31 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 11 voltas
32 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 12 voltas
33 – Ricardo Sperafico – Officer ProGP – Chevrolet – a 17 voltas
34 – Patrick Gonçalves – RC3 Bassani – Peugeot – a 17 voltas

Classificação do Campeonato após quatro etapas:
1 – Ricardo Mauricio – 80
2 – Daniel Serra – 74
3 – Caca Bueno – 73
4 – Thiago Camilo – 58
5 – Max Wilson – 53
6 – Valdeno Brito – 51
7 – Luciano Burti – 35
9 – Allam Khodair – 34
10 Ricardo Zonta – 32
23 – Rafa Matos – 16
30 – Wellington Justino – 4

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr 

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula 
Tel. 11 3473.4845
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br 
www.fgcom.com.br