Pilotos Rafa Matos e Wellington Justino comentam seus rituais de fé antes das disputas

A equipe Hot Car Competições (Bardahl) se rendeu à mística cidade de Salvador, e como forma de homenagear a primeira capital do Brasil, estampou em seus carros fitas do Senhor do Bonfim. Além da homenagem, a iniciativa também é uma forma de reforçar a fé e pedir proteção para a disputa da quarta etapa da temporada 2013 da Stock Car, que acontece neste domingo (19), no circuito de rua montado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde fica a sede do governo baiano.

De acordo com a história, os primeiros registros referentes à fitinha do Senhor do Bonfim são de 1809. Antes, ela era conhecida como medida do Bonfim. O seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 cm de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar da igreja mais famosa da Bahia. 

Encontrada em todas as cores, a fitinha do Senhor do Bonfim é um dos símbolos de Salvador. O amuleto é usado para renovar a fé e fazer pedidos ao santo que dá nome à fita. Tradicionalmente, quando uma pessoa ganha ou adquire a fitinha, ela faz três pedidos e amarra a fita com três nós no punho. Segundo a “lenda” e as crenças populares, os pedidos somente se realizarão quando a fita cair sozinha, sem cortes.

Sem grandes superstições, mas com a fé em dia, os pilotos Rafa Matos e Wellington Justino costumam fazer um pequeno ritual nas disputas das provas que participam. Eles revelam quais são suas ações e crenças para pedir proteção. 

“O que eu sempre faço é rezar antes de entrar no carro. Acho isso importante”, comentou o mineiro Matos, ex-piloto da Fórmula Indy. 

“Eu costumo dar três tapinhas no teto do carro e faço também o sinal da cruz para me benzer”, disse o piloto de Goiás, Wellington Justino. 

A dupla já está em ação neste sábado (18) nas ruas do CAB, onde acontecem os treinos livres e classificatório. Na primeira sessão, Matos terminou em sexto e Justino foi o 32o. A prova de amanhã terá sua largada às 10h30, ao vivo na Globo e SporTV.

Visita à Arena Fonte Nova – Na sexta-feira (17), antes de acelerar nas ruas de Salvador, alguns pilotos da Stock Car estiveram na Arena Fonte Nova, conhecendo as instalações do estádio, que será a sede baiana para a Copa do Mundo de 2014. Rafa Matos foi um deles e ficou impressionado com a estrutura. “Ficou fantástico”, disse o mineiro. “O povo baiano está de parabéns”.

Além de Matos, os pilotos Patrick Gonçalves e Julio Campos foram recebidos pelo secretário do Trabalho e Esporte do Governo da Bahia, Nilton Vasconcelos, e pelo ex-jogador Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, que atualmente é diretor geral da Superintendência dos Desportos da Bahia.

Torcedor do Atlético Mineiro, Rafa revelou que nunca foi “bom de bola”. “Sempre ficava no gol”, revelou. “De coisa redonda, só entendo mesmo de volante e roda”, completou o piloto.

Confira a programação da 4ª etapa da Stock Car: 
Sábado, dia 18:

11h50 – 12h55: 2º Treino livre – (1º grupo)
13h05 – 14h10: 2º Treino livre – (2º grupo)
16h00 – 16h50: Classificação 

Domingo, dia19:
10h30: Largada (40 min de prova + 1 volta)

Classificação do Campeonato após três etapas:

1º) Daniel Serra, 65 pontos
2º) Cacá Bueno, 56
3º) Ricardo Maurício, 56
4º) Valdeno Brito, 51
5º) Thiago Camilo, 40
6º) Max Wilson, 37
7º) Ricardo Zonta, 32
8º) Allam Khodair, 30
9º) Júlio Campos, 25
Tuka Rocha, 25
Átila Abreu, 25
17º) Rafa Matos, 16
27º) Wellington Justino, 4

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr 

Mais informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula 
Tel. 11 3473.4845
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br 
www.fgcom.com.br