Piloto da Hot Car liderou grande parte da segunda corrida, mas ficou sem combustível no final. Na primeira prova, um grande resultado para o time de Amadeu Rodrigues, com Matos em sétimo e Lapenna em nono

A primeira etapa em rodada dupla da Stock Car, neste domingo (13), no autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), comprovou as emoções que o novo formato anunciava. Na primeira prova, a vitória ficou com Valdeno Brito, que agora lidera o campeonato, com 37 pontos, ao lado de Sérgio Jimenez. Na segunda corrida, Antonio Pizzonia foi o vencedor, após uma chegada inesperada, com vários carros ficando sem combustível.

Para a equipe Hot Car Competições (Bardahl), as duas provas trouxeram um misto de emoções. Na primeira (com 40 minutos de disputas, o dobro da segunda bateria), um ótimo resultado com Rafa Matos em sétimo e Felipe Lapenna, em nono, após terem largado em 26º e 24º, respectivamente. Na corrida 2, os 10 primeiros tiveram suas posições invertidas no grid e Lapenna partiu da primeira fila, em segundo lugar, e Rafa, em quarto.

Na largada, o pole Khodair demorou para acelerar e Lapenna acabou queimando a largada e teve de pagar um drive thru pelos boxes. Enquanto isso, Matos acelerou forte e assumiu a ponta liderando a prova até a antepenúltima volta, quando ficou sem combustível. Ao final, o mineiro foi o 23º e Lapenna ficou em 25º.

“Conseguimos um excelente top-10 na primeira corrida, mas no final faltou 1,5 litro de combustível para a nossa primeira vitória”, lamentou Amadeu Rodrigues, chefe da equipe Hot Car. “Os carros estavam bons, mas infelizmente a estratégia não funcionou. Agora já conhecemos o novo formato melhor e vamos trabalhar muito para sair de Brasília com um bom resultado”, desabafou o comandante do time.

O mineiro Rafa Matos lamentou o erro na estratégia, mas não mostrou desânimo. “Como foi a primeira corrida neste formato, serviu de aprendizado. Confirmamos mais uma vez que nosso carro está competitivo na corrida. A classificação do grid nos abalou um pouco, mas conseguimos nos recuperar na primeira prova. Infelizmente, na segunda, erramos no cálculo e talvez eu tivesse de ter economizado um pouco mais, mas eu achei que tinha combustível para ir até o final. Foi uma pena, mas agora podemos tirar tudo isso de base pra próxima”, analisou o piloto de Belo Horizonte, que está em 11º no campeonato, com 14 pontos, ao lado de Ricardo Zonta.

Rafa também aprovou o novo formato. “Gostei muito. Vai dar oportunidades para todas as equipes e acredito que teremos boas chances neste restante da temporada”, destacou o piloto do Stock #2.

No comando do carro #110, Lapenna fez uma excelente largada na corrida 1, se livrando dos acidentes na pista e saindo de 24º para 12º logo na primeira volta. O paulista teve disputas limpas e terminou na nona colocação. Na segunda prova, o piloto acredita que a inexperiência atrapalhou e ele acabou queimando a largada.

“A largada da primeira corrida, foi animal. Já, na segunda, acabei ficando nervoso e queimei a largada. O Khodair acelerou e depois freou e eu acabei errando”, contou. “Mas, no geral, o saldo foi bom. Gostei do novo formato, que irá ajudar os pilotos mais novos a aparecerem na frente e agora temos de estudar bem as estratégias para as próximas corridas”, concluiu Lapenna, que está em 15º no campeonato, com 12 pontos.

A Stock Car deixa agora o Sul e parte para o Centro-Oeste. A próxima etapa será dia 27, em Brasília (DF).

Os melhores nas corridas em Santa Cruz do Sul:

Corrida 1
1 – Valdeno Brito – Shell Racing – Chevrolet – 29 voltas em 42min36s780 
2 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 16s043
3 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 16s570
4 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 17s214
5 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 27s453
6 – Marcos Gomes – Schin Racing Team – Peugeot – a 27s907
7 – Raphael Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 28s206
8 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 30s337
9 – Felipe Lapenna – Hot Car Competições – Chevrolet – a 30s717
10 – Allam Khodair – Full Time Competições – Chevrolet – não cronometrado
11 – Antonio Pizzonia – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 35s562
12 – Popó Bueno – Shell Racing – Chevrolet – a 36s446
13 – Tuka Rocha – RZ Motorsport – Chevrolet – a 36s949
14 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 37s316
15 – Vitor Genz – Boettger Competições – Peugeot – a 37s438
16 – Rubens Barrichello – Full Time Competições – Chevrolet – a 42s428
17 – Ricardo Zonta – RZ Motorsport – Chevrolet – a 42s598
18 – Diego Nunes – C2 Team – Chevrolet – a 51s464
19 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 52s715
20 – Rafael Suzuki – ProGP – Chevrolet – a 54s850
21 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 1min01s422
22 – Bia Figueiredo – ProGP – Chevrolet – a 1mi02s472
23 – Alceu Feldmann – Hanier Racing – Peugeot – a 1min12s486
24 – Felipe Tozzo – Boettger Competições – Peugeot – a 1min19s255
25 – Lucas Foresti – RC3 Bassani – Peugeot – a 1 volta
26 – Átila Abreu – Mobil Super Racing – Chevrolet – a 1 volta
27 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 3 voltas
28 – Felipe Fraga – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 6 voltas
29 – Gabriel Casagrande – C2 Team – Chevrolet – a 11 voltas
30 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Racing – Chevrolet – a 13 voltas
31 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 21 voltas
32 – Luciano Burti – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 29 voltas
33 – Fabio Fogaça – Schin Racing Team – Peugeot – a 29 voltas

Corrida 2
1 – Antonio Pizzonia – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – 16 voltas em 22min34s665 
2 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 0s368
3 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 0s469
4 – Marcos Gomes – Schin Racing Team – Peugeot – a 1s951
5 – Ricardo Zonta – RZ Motorsport – Chevrolet – a 2s216
6 – Tuka Rocha – RZ Motorsport – Chevrolet – a 3s179
7 – Átila Abreu – Mobil Super Racing – Chevrolet – a 3s739
8 – Gabriel Casagrande – C2 Team – Chevrolet – a 4s104
9 – Alceu Feldmann – Hanier Racing – Peugeot – a 4s810
10 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 5s118
11 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 5s484
12 – Lucas Foresti – RC3 Bassani – Peugeot – a 11s918
13 – Valdeno Brito – Shell Racing – Chevrolet – a 18s251
14 – Felipe Fraga – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 26s768
15 – Diego Nunes – C2 Team – Chevrolet – a 29s035
16 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 29s574
17 – Rafael Suzuki – ProGP – Chevrolet – a 42s905
18 – Bia Figueiredo – ProGP – Chevrolet – a 46s950
19 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 1min04s395
20 – Allam Khodair – Full Time Competições – Chevrolet – a 1min11s285
21 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 1 volta
22 – Felipe Tozzo – Boettger Competições – Peugeot – a 1 volta
23 – Raphael Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 2 voltas
24 – Vitor Genz – Boettger Competições – Peugeot – a 2 voltas
25 – Felipe Lapenna – Hot Car Competições – Chevrolet – a 3 voltas
26 – Popó Bueno – Shell Racing – Chevrolet – a 5 voltas
27 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 8 voltas
28 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 14 voltas

Classificação do campeonato (após duas etapas): 
1 – Sergio Jimenez e Valdeno Brito – 37
3 – Marcos Gomes – 36
4 – Cacá Bueno – 31
5 – Antonio Pizzonia – 25
6 – Daniel Serra – 23
7 – Tuka Rocha – 22
8 – Galid Osman – 19
9 – Ricardo Mauricio – 17
10 – Átila Abreu – 15
11 – Raphael Matos e Ricardo Zonta – 14
13 – Denis Navarro e Felipe Fraga – 13
15 – Felipe Lapenna e Popó Bueno – 12
17 – Allam Khodair – 11
18 – Julio Campos e Rubens Barrichello – 9
20 – Gabriel Casagrande – 7
21 – Alceu Feldmann e Vitor Genz – 6
23 – Max Wilson – 4
24 – Diego Nunes e Lucas Foresti – 3
26 – Rafael Suzuki – 1

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.