Disputa inaugural será neste fim de semana, dias 2 e 3 de março em Interlagos. Os estreantes Rafa Matos e Wellington Justino estão animados para a primeira etapa. Eles serão os únicos representantes de Minas Gerais e Goiás, respectivamente, no grid


A 35ª temporada da Stock Car já tem data para começar, será no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de março no tradicional autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A expectativa dos estreantes na disputa, Rafa Matos e Wellington Justino, pilotos da Hot Car Competições (Bardahl), é grande. Os dois querem acelerar nos 4.309 metros do traçado paulista em busca dos primeiros bons resultados em 2013. A corrida no domingo terá largada às 11h e transmissão ao vivo pelo canal SporTV.


Neste ano, uma das novidades é a pontuação do vencedor, que passa de 22 para 24, ou seja, a vitória agora é ainda mais importante, pois a diferença para o segundo colocado será de quatro pontos. O sistema de disputa segue sem descartes e a última corrida tem pontuação dobrada. Na temporada 2013 as máquinas da principal categoria do automobilismo nacional vão utilizar os pneus Pirelli, também fornecedora dos compostos da Fórmula 1.

 

O chefe Amadeu Rodrigues comenta sobre as alterações na competição. “A fórmula do campeonato, com a pontuação para os 20 primeiros, a mudança para pneus mais consistentes, além de outras regras que ainda estão sendo avaliadas, só tendem a equilibrar ainda mais a disputa este ano. Acredito que haverá mais consumo de combustível e, por isso, teremos de avaliar se será necessário ou não reabastecimento durante a corrida. Ou cada equipe poderá trabalhar uma estratégia diferente e que trará muita emoção como foi na Corrida do Milhão, com pilotos largando lá atrás, fazendo o pit antes e chegando à frente e outros ficando sem combustível na bandeirada”, contou Rodrigues.

 

O comandante revela suas expectativas para a temporada. “A expectativa é a melhor possível. Acredito que evoluímos bastante os nossos carros e teremos uma dupla muito boa. O Rafa, com certeza, vai nos ajudar muito com a sua experiência internacional e, embora não conheça algumas pistas onde a Stock Car vai correr, ele tem trabalhado bastante com simuladores e vai chegar bem preparado. O Wellington já é um piloto da casa. Nos conhecemos bem e ele já fez algumas provas de Stock no passado. Além disso, está muito motivado, o que só tem a somar”, observou o chefe da equipe Hot Car Competições.

 

As mudanças também animam os pilotos da equipe. Rafa Matos, que pela primeira vez participará da temporada completa, terá a chance de voltar ao circuito de Interlagos, onde em dezembro passado, durante a corrida do Milhão, ficou em nono lugar, sendo o melhor piloto convidado. O mineiro está confiante.

 

“A expectativa para a primeira etapa é muito boa. Eu e a equipe estamos bem preparados. Apesar de saber que meu desafio é aprender, estou confiante. Acredito que as mudanças no regulamento e os novos pneus devem deixar a categoria mais equalizada”, revelou Rafa Matos.

 

Matos conta também que já ter feito uma prova em Interlagos pode contribuir para a adaptação. “Além disso, a experiência de já ter corrido de Stock em Interlagos vai me ajudar, pois chego com uma referência da pista e já sei o que precisa em questão de acerto. Vou trabalhar para fazer uma boa adaptação. Quero aproveitar o primeiro treino, na sexta-feira, para acertar o setup e já no segundo começar a pensar no carro para a classificação”, comentou o piloto de Belo Horizonte.

 

Já para o goiano Wellington Justino, a ansiedade se mistura com a expectativa. “A expectativa é boa. Estamos com tudo pronto. Os carros foram revisados, acertamos todos os detalhes. Agora, até quinta-feira fica aquela ansiedade pura pra começar logo. Mas apesar da espera, estamos acostumados com isso. Acredito que essa primeira corrida seja uma prova de cabeça, tem que ser pensada, afinal Interlagos é uma pista que todos conhecem”, analisou Justino.

 

O piloto do carro #26 comenta sobre sua estreia na Stock Car. “Apesar de eu já ter feito duas ou três corridas na categoria, como faz muito tempo, pra mim é uma estreia. Sei que a pressão é maior, mas vou entrar no carro tranquilo. Será um aprendizado. Terei que pegar a manha do equipamento, me adaptar a ele. Mas pelo menos, com a utilização dos novos pneus, posso dizer que minha desvantagem é menor em relação aos outros, afinal a novidade é para todos”, disse o goiano.

 

A programação da etapa inaugural começa na sexta-feira, dia 1º, com a realização de dois treinos extras, e vale lembrar que apenas nesta primeira corrida haverá programação na sexta-feira, nas demais, as atividades serão somente no fim de semana. No sábado (2), ocorrem as duas sessões de ensaios livres, e a classificação que definirá o grid. No domingo a largada será às 11h, com 40 minutos de duração e mais uma volta. O canal SporTV fará a transmissão ao vivo da tomada de tempos no sábado, e também da corrida.

 

Confira a programação completa da 1ª etapa:
Sexta-feira, dia 1º:

9h – 10h30: 1º Treino extra – (1º grupo)
11h – 12h30: 1º Treino extra – (2º grupo)
14h – 15h30: 2º Treino extra – (1º grupo)
16h – 17h30: 2º Treino extra – (2º grupo)

 

Sábado, dia 2:
8h15 – 9h20: 1º Treino livre – (1º grupo)
9h30 – 10h35: 1º Treino livre – (2º grupo)
12h – 13h05: 2º Treino livre – (1º grupo)
13h15 – 14h20: 2º Treino livre – (2º grupo)
15h45 – 16h45: Classificação

Domingo, dia 3:
11h: Largada (40 min de prova + 1 volta)

 

Na temporada 2013 da Stock Car a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl, e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur.

 

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

 

Mais informações para a imprensa:

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845
Cel. 11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br