O chefe do time e os pilotos consideraram que os itens trarão ainda mais segurança para a categoria

A partir da décima etapa, que ocorre no dia 21 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba, os pilotos da Stock Car passarão a utilizar um novo banco nas corridas. A equipe Hot Car Competições (Bardahl / Promax) fez as alterações nos carros já com o novo item e aprovou a mudança. Os novos bancos da categoria foram projetados e fabricados pela empresa norte-americana Fiber Works Composites sob a supervisão da JL, a fabricante dos carros da Stock Car.

Os novos modelos são feitos de fibra de carbono e substituirão os atuais, fabricados em alumínio. O material é o mesmo utilizado na construção dos cockpits dos carros de Fórmula 1 e a espuma interna que reveste os bancos, também é homologada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e tem a fabricação de empresas especializadas. O composto tem a capacidade de absorver energia de impactos de eventuais acidentes.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, considera que o novo banco traz mais segurança aos pilotos. “Este banco novo é bem mais seguro do que o anterior, que era de alumínio bastante seguro, porém este novo equipamento é uma célula de sobrevivência de fibra de carbono que protege praticamente todo o corpo do piloto”, analisa Rodrigues.

Diego Nunes também aprovou o novo item. “Foi muito boa essa mudança. É mais segurança para gente e isso é fundamental. Acredito que todos devam ter uma adaptação rápida com o novo banco. Ninguém vai ter problema com isso”, ressalta.
Eduardo Leite, o mais jovem piloto do grid da Stock Car, concorda com Amadeu e com o companheiro de equipe.

“Estamos na fase final dos ajustes do banco. Falta pouca coisa para finalizar. O objetivo é tornar a categoria ainda mais segura. Esse novo banco precisa fazer um molde específico para cada piloto, e é mais parecido com os bancos usados em carros de fórmula. É bem bacana. Espero me adaptar rápido”, conta o dono do carro #37.

Segundo o comandante da Hot Car, a instalação destes novos bancos, foi uma evolução para a categoria. “A principal vantagem que vejo é a proteção para a cabeça e pescoço o piloto, muito importante especialmente em impactos laterais, que são os mais perigosos. Foi uma grande evolução em relação à segurança do Stock Car”, observa Amadeu.

Amadeu finaliza comentando sobre a adaptação e os custos com a implementação do novo banco. “Valeu a pena o investimento que as equipes fizeram. Em Curitiba teremos um treino de 30 minutos (duas sessões de 15 minutos por grupo), para a adaptação dos pilotos ao banco. Acredito que agora será até mais prazeroso guiar o carro”, encerra.

A equipe Hot Car Competições tem o patrocínio das empresas Bardahl, Promax, Garoto e Hanier na temporada 2012 da Copa Caixa Stock Car.

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