Largando na primeira fila, Eduardo Leite recebeu um drive thru questionável e com isso teve sua corrida prejudicada; ainda assim, segue firme na luta pelo título, estando apenas dez pontos do líder a duas provas do fim da temporada

Assim como na Stock Car, a Copa Montana também teve seu resultado influenciado por uma punição considerada injusta por um dos protagonistas da prova de hoje, em Santa Cruz do Sul (RS). Logo nas primeiras voltas, Eduardo Leite, que largou na segunda colocação, recebeu uma punição por um toque com o piloto Diogo Pachenki, o principal rival do piloto da Hot Car na disputa pelo título – os dois chegaram na etapa gaúcha separados por apenas dois pontos.

“Sou o primeiro a admitir quando cometo um erro na prova, mas considerei esta punição injusta. O Pachenki veio para cima e eu não tinha o que fazer na chicane: para evitar a batida, tive que passar reto na primeira curva. Com isso, meu carro voltou desequilibrado, mas em momento nenhum eu joguei o carro para cima dele. Foi um típico incidente de corrida, mas eu fui punido com uma passagem dos boxes, o que prejudicou muito a minha corrida”, diz Leite (VRS Recursos Humanos).

A recuperação do piloto paulista após a punição empolgou a torcida em Santa Cruz do Sul, que vibrava a cada ultrapassagem de Leite, que voltou na 21ª posição e já ocupava a nona quando teve que abandonar após sofrer um toque da Montana de Marcos Cozzi, que havia se envolvido em um acidente logo antes.

“O Cozzi não teve culpa, foi tocado e rodou bem na minha frente. Consegui desviar, mas o carro dele continuou girando e tocou na parte traseira da minha Montana. A batida danificou bastante a roda e a suspensão e tive que parar. Foi uma pena mesmo, hoje era dia de brigar pela vitória, como mostramos ao conquistar um lugar na primeira fila no treino de ontem”, diz Leite.

Mesmo sem marcar pontos, o piloto da Hot Car segue sendo um dos favoritos à conquista do primeiro título da Copa Montana, já que o líder do campeonato marcou apenas dois pontos. Com isso, os dois foram ultrapassados por Rafael Daniel, o segundo colocado hoje, que foi a 93 pontos na tabela. Leite é o terceiro, com 83.

“Em termos de campeonato, o resultado não foi tão ruim, porque minha distância para o líder não aumentou muito. Faltam duas provas apenas e só dependo do meu desempenho para ser campeão”, diz Leite, que estava a dois pontos do líder e agora tem dez de desvantagem para o novo primeiro colocado. A partir da agora, os pilotos também terão que pensar nos dois descartes obrigatórios. Com dois abandonos, todos os pontos de Leite serão válidos na disputa pelo título, situação diferente dos dois primeiros colocados.

A decisão da Copa Montana ocorre nas duas últimas etapas do ano: 21 de novembro, em Brasília, e no dia 5 de dezembro, em Curitiba.

 

Fonte: RF1