Segundo o vencedor da etapa passada, o piloto Eduardo Leite, da equipe VRS-Hot Car, circuito no interior paulista deve exigir tocada técnica dos pilotos da categoria que dá acesso à Stock Car

A Copa Montana, categoria de acesso à Stock Car criada neste ano com a fusão da antiga Light (Copa Vicar) com a Pick Up, promoverá neste domingo um novo desafio aos quase 40 pilotos inscritos na temporada: a sua primeira prova em um circuito de rua, no inédito traçado urbano de Ribeirão Preto, que também recebe a divisão principal neste final de semana.

As disputas acirradas marcaram as três primeiras etapas, e esta quarta prova deve ser ainda mais competitiva, de acordo com o piloto Eduardo Leite (VRS Recursos Humanos), vencedor do GP do Rio de Janeiro, disputado duas semanas atrás, e atual vice-líder do campeonato, com 39 pontos.

"Por ser um circuito inédito, é difícil afirmar precisamente quais serão as características desta prova, mas já é possível prever que o equilíbrio mais uma vez será marcante na Copa Montana. É uma pista curta, de 2,2 km, e os tempos estarão próximos, como no Velopark", diz Leite, citando a etapa disputada no início de maio no novo autódromo gaúcho, localizado em Nova Santa Rita.

Segundo o piloto da equipe VRS-Hot Car, a pista de Ribeirão Preto também exigirá uma tocada bem técnica. "Assim como vimos no Rio Grande do Sul, acredito que a pista, embora tenha um desenho que pareça simples, será bem técnica, demandando uma pilotagem refinada. Além disso, será fundamental ter um carro muito bem acertado, com boa tração e performance nas freadas", afirma Leite.

O jovem paulista, de 22 anos, tem apenas uma experiência em circuito de rua, quando competia na F-3 Sul Americana. "Achei bem interessante este tipo de prova quando andei em Santa Fé (Argentina). Tive uma boa adaptação, cheguei em segundo, atrás do Mario (Moraes, hoje na Fórmula Indy), mas a experiência com carro de turismo certamente será bem diferente do aprendizado que tive no fórmula", completou.

Nesta sua estreia em circuito de rua com o carro da Copa Montana, Leite espera manter a boa fase no campeonato. Além da vitória de ponta a ponta no Rio, também conquistou a pole na prova de abertura da temporada, em Curitiba, e foi 4º colocado no Velopark.

"Nossa equipe está super motivada. Estivemos bem em todas as etapas, sempre competitivos, e estamos lideramos o campeonato (com 58 pontos). Isso é fundamental, já que as duas melhores equipes sobem para a Stock em 2011 e este é um dos nossos maiores objetivos. Claro que quero conquistar em Ribeirão outra vitória, mas é difícil fazer previsões antes do primeiro treino. Vamos trabalhar bastante para manter o mesmo nível de competitividade que apresentamos nas provas anteriores", afirma Leite.

Os carros da Copa Montana entram na inédita pista de Ribeirão Preto a partir desta sexta-feira. No sábado, ocorre a classificação, que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo pela Rede TV!

Programação da quarta etapa:

SEXTA-FEIRA (04/06)

8h – 08h45: Treino Extra
9h55 – 11h30: 1º Treino Livre (2 grupos de 45 minutos cada)
13h30 – 15h05: 2º Treino Livre (2 grupos de 45 minutos cada)

SÁBADO (05/06)
10h55 – 10h35: 3º Treino Livre
13h05 – 14h05: Treino Classificatório

DOMINGO (06/06)
13h: Largada – 4ª etapa Copa Montana (ao vivo pela Rede TV!)

 

Fonte: RF1