Eduardo Leite, da equipe Hot Car, prevê duelo acirrado entre os pilotos vindos da Copa Vicar e os da Pick Up Racing; etapa de domingo terá até ex-piloto da F-1, com participação especial de Nelsinho Piquet

Os novos carros da Copa Montana entram na pista pela primeira vez amanhã, em Curitiba (PR), onde serão disputados testes coletivos já como parte da programação da primeira etapa do campeonato, marcada para o domingo na capital paranaense, com transmissão ao vivo pela Rede TV!, a partir das 13h.

Por ser uma nova categoria no automobilismo brasileiro, a expectativa é de uma disputa acirrada entre pilotos de diferentes trajetórias, especialmente os que vieram das duas categorias que se fundiram para criar a Montana: a Copa Vicar e a Pick Up Racing. Na opinião de Eduardo Leite (VRS Recursos Humanos), da equipe Hot Car, não há favoritos nesta briga.

"A categoria é nova e o carro também, então todo mundo parte do zero. Quem veio da pick up tem a vantagem de correr em um carro semelhante, mas quem correu na Copa Vicar (antiga Stock Car Light) já tem o conhecimento do câmbio e do diferencial, que será o mesmo que usamos no ano passado", explica Leite, um dos destaques da categoria de acesso à Stock em 2009, conquistando resultados expressivos.

Além da disputa intensa entre quem veio da Pick Up e quem veio da Vicar, a etapa deste domingo terá como atrativo extra um piloto com formação nos monopostos e que já correu na F-1: Nelsinho Piquet é o convidado especial da abertura da temporada da Copa Montana.

"Fiquei contente com a notícia, porque ela mostra a importância desta nova categoria para o automobilismo nacional. É sempre bom ter no grid pilotos de renome internacional, caso do Nelsinho", afirmou Leite, que também competiu com monopostos (na F-3 Sul Americana) antes de direcionar sua carreira para os carros de turismo.

Amanhã, o jovem piloto completará 22 anos e ganhará "de presente" a sua primeira oportunidade com o novo carro da Copa Montana, com o qual competirá na temporada 2010. "Será um presente e tanto! Já estou quatro meses sem participar de uma corrida, então não vejo a hora de acelerar novamente", comentou o piloto da equipe Hot Car, que participou pela última vez de uma competição oficial no começo de dezembro do ano passado, na Copa Vicar.

Nesta última semana antes da estreia, Leite teve bastante trabalho extra-pista: além de cuidar da preparação física, atendeu compromissos com a Rede TV!, que passa a exibir as corridas ao vivo da Copa Montana em 2010, e também em visitas constantes à sede da Hot Car, em São Paulo.
"Conversei bastante com o Amadeu (Rodrigues, chefe da equipe) e estou bastante otimista. Temos um ótimo pacote técnico e acredito que o nosso entrosamento será bem rápido", afirmou Leite.

A programação da primeira etapa da Copa Montana começa nesta quinta-feira, com a disputa do teste coletivo, a partir das 15h. Na sexta-feira, serão realizados os treinos livres. O grid de largada é definido no sábado e a corrida será exibida no domingo ao vivo pela Rede TV!, a partir das 13h.