Depois de competir no ano passado na Copa Vicar, o jovem paulista aposta na parceria com o experiente chefe de equipe Amadeu Rodrigues para conquistar vaga na Stock Car em 2011

A fusão da Copa Vicar com a Pick Up Racing fez a categoria de acesso da Stock Car, a "Copa Chevrolet Montana", ser apontada como uma das mais competitivas do Brasil. Pilotos de alto nível técnico e equipes experientes buscarão o título do campeonato que carimba o passaporte para a categoria principal na temporada seguinte: a exemplo do futebol, os dois melhores times da divisão de acesso "sobem" para a Stock Car.

Por isso, a busca por parcerias fortes na Copa Montana, que começa no próximo dia 11, em Curitiba, é mais do que justificada. Foi com este pensamento que o jovem piloto Eduardo Leite (VRS Recursos Humanos) assinou contrato para disputar a temporada deste ano pela equipe Hot Car Competições, chefiada pelo experiente Amadeu Rodrigues.

"Este será um ano muito importante em minha carreira. Aliás, acredito que 2010 será decisivo para muitos dos jovens pilotos que estão no grid da Copa Montana, porque a visibilidade da categoria será maior neste ano e a fusão da Pick Up com a Copa Vicar deixa a concorrência mais acirrada. Fico feliz em conseguir uma vaga em uma equipe bem estruturada como a Hot Car e tenho plena confiança de que esta parceria deve render pódios e vitórias", diz Leite.

Quem também está bastante otimista é o chefe da Hot Car Competições, Amadeu Rodrigues. "Nosso objetivo é conquistar mais uma vaga na Stock Car e por isso estamos apostando em uma dupla forte de pilotos, com a chegada do Eduardo (Leite) formando parceria com o Wellington (Justino)", diz Rodrigues, que tem Antonio Pizzonia e Norberto Gresse como seus pilotos na categoria principal.

"Sempre admirei o trabalho do Eduardo (Leite). Claro que esta é uma parceria nova e que talvez exija uma ou duas corridas até haver um melhor entrosamento, mas temos grande potencial para colher bons resultados neste ano", completou Amadeu.

Além de premiar as duas melhores equipes com o acesso à Stock Car, outro atrativo da Copa Montana em 2010 é a transmissão das nove corridas do ano em TV aberta: a Rede TV! exibirá as provas ao vivo.

"Este pacote televisivo é sem dúvida um grande diferencial para os pilotos, que podem oferecer a seus patrocinadores maior visibilidade e retorno de mídia. Também acho que esta é uma ótima notícia para o fã do automobilismo, porque tradicionalmente as corridas das preliminares da Stock Car (Light, Vicar ou Pick Up) são sempre muito movimentadas e cheia de alternativas", comentou Leite.

Apesar de ter vindo da Copa Vicar (antiga Stock Car Light), o paulista de 21 anos não acredita que terá muita desvantagem em relação aos pilotos que competiram nas temporadas passadas da Pick Up Racing.

"Na Copa Vicar, mesmo com pouca experiência anterior em carros de turismo, tive bom desempenho, andando no pelotão da frente, subindo no pódio, largando na primeira fila etc", diz Leite, que, antes de entrar no ambiente da Stock Car, competiu na F-3 Sul-Americana. "Agora, pilotando a pick up, terei que me adaptar novamente, mas a Montana é um carro novo para todos, então a minha desvantagem é menor", completa.

A nova categoria terá início na próxima semana, com a disputa de testes coletivos em Curitiba, já dentro da programação da primeira etapa, que será no domingo, dia 11 de abril.

Calendário da Copa Montana:

1ª etapa – 11 de Abril – Curitiba
2ª etapa – 2 de Maio – Velopark
3ª etapa – 23 de Maio – Rio de Janeiro
4ª etapa – 6 de Junho – Ribeirão Preto
5ª etapa – 5 de Setembro – São Paulo
6ª etapa – 19 de Setembro – Campo Grande
7ª etapa – 24 de Outubro – Rio Grande do Sul
8ª etapa – 21 de Novembro – Brasília
9ª etapa – 05 de Dezembro Curitiba

Raio X – Montana

Motor V8, 5.7 litros, gasolina, 340 HP 5.500 rpm (rotações por minuto)
Pneus: Goodyear 25.5 x 10.5 de 18 polegadas
Roda: Binno, modelo C5000 10.5 x 18 ET-25
Diferencial: Holinger, modelo HFD-04
Chassi: tubular, feito de tubo de molibdênio
Freios: a disco da Fremax, com sistema independente e pastilhas Ecopads
Câmbio: permitido o uso de Bertolotti ou Saenz
Carroceria: de fibra de vidro
Peso Mínimo: 1.280 quilos