A primeira fase da Copa Nextel Stock Car 2009, aquela que define os dez pilotos que continuarão brigando pelo título da temporada, vai chegando ao seu final. No dia 20 será disputada a etapa do Rio de Janeiro, sétima e penúltima antes da Super Final, e o momento é decisivo para os pilotos e equipes que pretendem seguir em busca da conquista da principal categoria do automobilismo nacional. Diante disso, a expectativa é de muito equilíbrio e determinação para conseguir os importantes pontos que garantirão uma das vagas da Super Final.

A programação no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, ainda terá as outras três divisões da Stock Car: a quinta etapa da Copa Vicar, divisão de acesso da Copa Nextel; a sexta da Stock Jr, divisão de formação, e a quarta corrida da Pick Up Racing. A Rede Globo de Televisão mostrará a sétima etapa ao vivo, dentro do Esporte Espetacular, enquanto a Copa Vicar será mostrada pelo Speed Channel e RaceTV (www.racetv.com.br) e a Pick Up Racing terá transmissão pela Rede Vida, Speed Channel e RaceTV.

Em uma temporada marcada pelo equilíbrio e variação de vencedores, o único com vaga assegurada matematicamente até o momento é o bicampeão e atual líder, o carioca Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), que tem 91 pontos e não pode ser alcançado pelo 11º colocado. O paulista Marcos Gomes, da Dolly Racing (Chevrolet), em segundo, com 58 pontos, e o paraibano Valdeno Brito, da RCM Motorsport (Peugeot), em terceiro, com 55, estão em situação favorável e precisam de boas colocações para carimbar o passaporte para a segunda fase.

Mas ainda estão em jogo 50 pontos e a diferença entre os pilotos é muito pequena, muita coisa pode mudar nestas duas etapas que antecedem a Super Final, Rio de Janeiro, dia 20 de setembro, e Campo Grande, no dia 4 de outubro. Para colocar mais emoção na disputa, a história provou que tudo pode acontecer. Na temporada 2007, por exemplo, o sul-mato-grossense Hoover Orsi foi para a oitava etapa com apenas 1% de chances de conseguir a vaga, chegando a ser descartado pela maioria. Mas o piloto venceu a prova e a combinação de resultados acabou favorecendo e ele entrou na Super Classificação.

Os 20 pilotos mais bem colocados após a sexta etapa são os seguintes: 1) Cacá Bueno (RJ), 91; 2) Marcos Gomes (SP), 65; 3) Valdeno Brito (PB), 58; 4) Max Wilson (SP), 55; 5) Antonio Pizzonia (AM), 51; 6) Luciano Burti (SP), 48; 7) Ricardo Maurício (SP), 47; 8) Átila Abreu (SP), 45; 9)Allam Khodair (SP) e Antônio Jorge Neto (SP), 42; 11) Paulo Salustiano (SP), 36; 12) Thiago Camilo (SP), 34; 13) Xandinho Negrão (SP), 33; 14) Daniel Serra (SP) e Ricardo Sperafico (PR), 32; 16) Giuliano Losacco (SP), 25; 17) Lico Kaesemodel (PR), 22; 18) Nonô Figueiredo (SP), 19; 19) Alceu Feldmann (PR), 17; 20) David Muffato (PR), Duda Pamplona (RJ) e Felipe Maluhy (SP), 14.

Ingressos
Os ingressos para a sétima etapa já estão à venda e os fãs têm toda a comodidade dos canais Ticketmaster, internet, pelo site www.ticketmaster.com.br, telefone, (11) 2846-6000 e pontos de venda espalhados pelo país, para prestigiarem o evento. Nesta semana ainda serão definidos os postos de venda na Cidade Maravilhosa. Mais informações como endereços dos pontos e preços podem ser obtidas no site oficial da categoria, www.stockcar.com.br.

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio oficial é da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot. A etapa tem o apoio do Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador.